Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Embrapa e Sebrae lançam maratona de programação para criar aplicativo de gestão em aquicultura

Publicado em 03/10/2017

Já estão abertas as inscrições para a primeira edição do Hackathon Aquitech – uma maratona de programação que reunirá universitários, programadores, empreendedores de startups e desenvolvedores profissionais no Sebrae de Teresina (PI), nos próximos dias 27 e 28 de outubro. Sob a orientação técnica da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas, TO), que promoverá seminários com informações gerais sobre aquicultura, os participantes terão o desafio de desenvolver um aplicativo de gestão de negócio para criadores de animais aquáticos.  O primeiro lugar contará com consultorias técnicas especializadas para o aprimoramento do aplicativo e desenvolvimento do negócio, e as três equipes melhor colocadas participarão da Campus Party SP e de encontros com potenciais investidores. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de outubro no site: www.sebrae.com.br/desafioaquitech.

Segundo o chefe geral interino da Embrapa Pesca e Aquicultura, Alexandre Aires de Freitas, o produtor carece de instrumentos de gestão que o auxiliem na tomada de decisão nos empreendimentos aquícolas. “Com isso, decidimos trazer a lógica do desenvolvimento de soluções por meio de hackathons para a aquicultura”, explica.  “A ideia de se trabalhar com a criação de startups foi aproveitando o Marco Legal de Ciência e Tecnologia, que visa aproximar o ambiente de pesquisa ao do empreendedorismo”.

Nessa primeira edição do Hackathon Aquitech, serão selecionadas até 15 equipes, com três a cinco participantes. Ao longo da semana de 19 a 25 de outubro, serão realizados webinars (webconferências) com especialistas da Embrapa para apresentar aos concorrentes informações sobre o segmento econômico da aquicultura, com foco em gestão. Também nesse período será disponibilizada às equipes participantes uma série de conteúdos técnicos e de gestão, para que possam dar início ao desenvolvimento do aplicativo. Ainda nessa etapa, cada equipe contará com a mentoria individualizada de um especialista nesse segmento produtivo. Os atendimentos acontecerão a distância, via Skype, e-mail e outras ferramentas, em horários a serem combinados entre a equipe e seu mentor.

Nos dias 27 e 28 de outubro, acontece a etapa presencial. Ao longo de dois dias, as equipes terão a oportunidade de interagir com diversos especialistas no segmento e em gestão. O objetivo dessa etapa é buscar soluções inovadoras, para que se possam fazer ajustes finos antes da apresentação à banca. A ideia mais bem construída e pontuada, de acordo com os juízes, será a vencedora.

A proposta classificada em 1º lugar receberá como premiação, consultorias técnicas especializadas para o aprimoramento do aplicativo e desenvolvimento do negócio, a partir de novembro de 2017. Essa etapa terá a duração de seis meses, tendo como produto final o aplicativo pronto para uso. Além disso, as três equipes melhor colocadas participarão (com até dois integrantes) da Campus Party SP e de meet up com potenciais investidores.

Segundo a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Meneses, com este hackathon a instituição vai ao encontro de uma nova realidade nos pequenos negócios rurais no Brasil. “Uma pesquisa recente do Sebrae mostrou que os pequenos produtores estão cada vez mais interessados no uso de novas tecnologias da informação para qualificar a gestão dos seus negócios. Eles já perceberam que ferramentas como aplicativos e programas de gestão podem proporcionar um controle mais preciso e em tempo real de todas as variáveis que afetam o resultado final da empresa. A proposta é que o aplicativo que será desenvolvido possa permitir aos empreendedores da aquicultura uma melhor administração dos custos de produção, com foco na sustentabilidade e  no aumento  da produção, passando por diferentes etapas do manejo e da comercialização”, comenta Heloisa.  

Informações: Embrapa

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube