Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Pesquisas devem impulsionar o futuro da nutrição de suínos

Publicado em 29/09/2017

As tendências futuras para a produção global de suínos impulsionou o intercâmbio de conhecimento entre especialistas holandeses, docentes e universitários. Realizado no dia 20/09, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), o 1.º Workshop De Heus de Suinocultura reuniu mais de cem pessoas interessadas em aprofundar seus conhecimentos nos resultados voltados a nutrição na suinocultura. O encontro antecedeu a inauguração do Centro Experimental para Pesquisas em Nutrição de Suínos

Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento de Suínos da De Heus, Zohan Zonderland, ministrou a palestra sobre “O futuro da nutrição de suínos”.  Apresentando um pouco da experiência da Holanda, o especialista apontou a importância das pesquisas em nutrição para a melhoria nos índices com impacto direto sobre a produtividade. “A pesquisa e o desenvolvimento impulsiona a evolução. Novos alimentos, novos conceitos surgem. Para o futuro podemos esperar que o cenário não vai ficar mais simples. Isso significa que temos que investir em pesquisa e desenvolvimento para acompanhar esse processo”, pontou.

Zonderland ainda considerou que com as mudanças de manejo, como a não castração, baias coletivas, corte ou não da cauda, será necessário desenvolver uma nutrição que atenda a essas mudanças e mantenha os índices produtivos.   “Outra tendência é a produção inteligente, tecnologia, uso de informações, coleta de dados que sejam ferramentas para auxiliar o manejo e a melhora de resultados”, explicou.

Resultados máximos com recursos mínimos

Diretor Global de Nutrição da De Heus, Martin Rijinem, considerou que enquanto a demanda global por alimentos cresce os insumos são escassos. “A produção de milho e soja é recorde no Brasil, mas em termos globais esses recursos são escassos. E se os recursos são escassos, temos que garantir resultados máximos com recursos mínimos”, pontuou. 

Com um território menor, a Holanda possui uma agricultura intensiva com alto índice de eficiência. “Claro que é importante minimizar a pegada ecológica, pensar em alimentos sustentáveis, alimentação responsável; e as empresas tem um papel muito importante, nós sabemos que podemos conectar produtos, animal e sociedade”, explica o holandês Rijinem.  

Linhas de pesquisas e tendência na nutrição

Gabriel Salum, gerente técnico de suínos da De Heus, também compartilhou seus conhecimento sobre as tendências na nutrição de leitões destacando um novo olhar sobre consumo e saúde intestinal. Professor da UEL, Caio Abércio apresentou as linhas de pesquisas da universidade e também comentou a parceria com a De Heus em pesquisa nessa área.


Fonte: Suinocultura Industrial

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube