Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Suínos desestressados viram regra de bem-estar animal, inclusive no abate

Publicado em 22/09/2017

Pesquisas da Embrapa Suínos e Aves revelam os benefícios alcançados com práticas de bem-estar animal no Brasil

Considerado apenas uma promessa ou um nicho de mercado até poucos anos atrás, o bem-estar animal virou regra, principalmente na cadeia de suínos. Dos produtores aos técnicos, das granjas às agroindústrias, passando pelos transportadores, todos os elos estão investindo em melhorias de trato.

A tarefa não é fácil, conta o gestor do núcleo temático de produção de suínos da Embrapa Suínos e Aves, Osmar Dalla Costa. Segundo o pesquisador, na Embrapa Suínos e Aves, localizada em Concórdia, no Oeste de Santa Catarina, existem duas linhas de pesquisa voltadas para o tema.

Em uma delas, desenvolvida há oito anos, o tema é o manejo de pré-abate dos suínos, ou seja, os eventos que ocorrem nas 24 horas que antecedem o abate. Pode parecer pouco, mas a maneira que os animais são tratados nesta fase pode influenciar, inclusive, na qualidade da carne.

“Quando começamos esse trabalho, ninguém sabia ou dava muito importância para essa fase pré-abate. As empresas focavam mais na produção e não naquilo que estavam deixando de ganhar”, diz Dalla Costa.

Entre as mudanças sugeridas e que foram incorporadas aos poucos pelo setor está a limpeza das baias antes do embarque dos animais. “Um procedimento simples que garante higiene não só para o animal, mas para o funcionário também”.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube