Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Alerta sobre contaminação tira milhões de ovos das prateleiras na Holanda e Alemanha

Publicado em 10/08/2017

De acordo com informações do Deutsche Welle, supermercados na Alemanha e Holanda retiraram de suas prateleiras milhões de ovos suspeitos de estarem contaminados com um pesticida tóxico, após um alerta alimentar lançado pelas autoridades holandesas no início do mês. A Bélgica também proibiu a comercialização desses produtos.

A NVWA, agência responsável por segurança alimentar na Holanda, mandou fechar, no início desta semana, 180 empresas avícolas no país que estariam utilizando o inseticida fipronil, considerado tóxico para consumo humano pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nesta quinta-feira, a autoridade afirmou que, diante dos resultados de uma série de testes, decidiu que 138 fazendas devem permanecer com as portas fechadas. A NVWA justificou que lotes de ovos comercializados por esses fabricantes representam "um perigo grave para a saúde pública".

O ministro da Agricultura alemão, Christian Schmidt, afirmou que "ao menos 3 milhões de ovos contaminados" provenientes da Holanda chegaram ao país nas últimas semanas, e a maioria foi comercializada. "A Alemanha foi mais afetada do que pensávamos", admitiu Schmidt, após realizar, nesta quinta-feira, uma "teleconferência de crise" com seus homólogos nos estados alemães.

No país, várias redes de supermercados anunciaram ter interrompido a venda de ovos holandeses. O grupo Rewe, bem como sua cadeia subsidiária Penny, anunciou que retiraria de suas prateleiras todos os ovos provenientes da Holanda, independentemente de estarem na lista da NVWA ou não.

Já em território holandês, a rede de supermercados Albert Heijn, a maior do país, informou que "parou a comercialização de 14 tipos de ovos", seguindo as indicações da agência de segurança alimentar, afirmou a porta-voz da empresa, Els van Dijk, à agência de notícias AFP.

"Todos esses 14 tipos de ovos foram enviados de volta aos depósitos para serem destruídos", completou ela, indicando que esta é uma "situação sem precedentes" para o grupo Albert Heijn.

A autoridade de segurança alimentar da Bélgica, AFSCA, também lançou uma investigação criminal sobre a questão. Testes encontraram fipronil em alguns ovos, mas não em quantidades que representam ameaça à saúde humana. Nenhum desses ovos chegou às prateleiras de supermercados belgas, garantiu a agência.

Em Bruxelas, a Comissão Europeia disse estar ciente da situação. Segundo a porta-voz Anna-Kaisa Itkonen, o caso está sendo monitorado de perto pelas autoridades. "O que posso dizer é que as empresas foram identificadas, os ovos foram banidos, e a situação está sob controle", afirmou.  


Fonte: Avicultura Industrial

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube