Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Bactéria letal é encontrada em fruta e tira suspeita de ovos e aves

Publicado em 07/08/2017

Um novo surto de salmonela nos Estados Unidos - provocado por um tipo letal da bactéria encontrada em cargas de mamão papaya (do tipo Maradal) vindas do México - é o exemplo mais recente do risco de contaminação de frutas e verduras frescas, e não pelos habituais suspeitos: ovos e frango.

Segundo pesquisas sobre surtos de salmonela do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, a maioria dos casos desde 2006 está ligada ao consumo de produtos crus. Durante o período, houve aproximadamente 30 diferentes surtos de salmonela ligados a frutas, vegetais, nozes e derivados. Ao mesmo tempo, foram 20 casos relacionados ao consumo de carnes, aves, ovos e produtos similares.

Além disso, um levantamento do Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) mostra que, de 1996 a 2010, foram relatados 131 surtos relacionados a produtos frescos, resultando em 14.350 casos confirmados, com 1.382 pessoas hospitalizadas e 34 mortes. Esses casos estavam associados ao consumo de aproximadamente 20 diferentes tipos de produtos .

Entre os surtos que tiveram resultados letais, um deles, em 2015 , estava ligado ao consumo de pepinos mexicanos, resultando em seis mortes. Outro surto foi relacionado à pasta de amendoim, e aconteceu entre 2008 e 2009, levando à morte nove pessoas. Como resultado, um produtor de amendoim do estado da Geórgia acabou condenado a 28 anos de prisão.

A bactéria encontrada no mamão papaya já levou uma pessoa à morte na cidade de Nova York, com 47 pessoas infectadas em 12 estados e dezenas de hospitalizações, segundo o CDC. O órgão recomendou aos consumidores não comerem, aos restaurantes não servirem e aos varejistas não venderem a fruta do tipo Maradol com origem no México.

Especialistas em segurança alimentar afirmam que o aparecimento de surtos de salmonela relacionados à produção de alimentos reflete duas forças opostas da sociedade norte-americana: consumidores que desejam comer alimentos mais saudáveis e a aversão da agricultura comunitária por regras que elevam os custos.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube