Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Probiótico para saúde intestinal e desempenho zootécnico é lançado no Brasil

Publicado em 11/07/2017

A Adisseo, líder global em nutrição animal e aditivos para ração, anuncia o lançamento no mercado brasileiro do probiótico para avicultura Alterion, desenvolvido em parceria com a Novozymes e que tem como base uma cepa única de Bacillus subtilis, uma bactéria encontrada na natureza. Durante o desenvolvimento do produto, esta cepa passou pelos mais rígidos critérios de seleção para trazer resultados consistentes na produção de aves. Adicionado à ração, Alterion permite aos produtores um maior equilíbrio da saúde intestinal das aves, limitando o desenvolvimento de bactérias indesejáveis no trato intestinal. Além disso, Alterion melhora a conversão alimentar do animal entre 2% e 2,5%, o que significa menos consumo de ração na produção.

“Com a mesma consistência adquirida pela Adisseo em anos e anos de história na nutrição animal, Alterion está sendo lançado agora no Brasil após atender a todas as exigências do Ministério da Agricultura e Pecuária para o registro de probióticos”, explica Roger W. Solitão, Diretor de Marketing e Vendas da Adisseo América do Sul. “Já realizamos as primeiras importações dos Estados Unidos, onde o Alterion foi apresentado em 2016 como uma nova solução para saúde intestinal. Para comercializar o Alterion e dar o suporte adequado aos clientes, ampliamos a equipe com especialistas na área de sanidade e, em sintonia com a Novozymes, temos certeza do sucesso dele, que vai contribuir para a evolução do mercado produtor de carnes. Esse é o nosso principal objetivo, uma vez que nos inserimos no centro da cadeia de produção com essa nova vertente para saúde intestinal”.

 “O lançamento de um probiótico na área de qualidade e saúde intestinal tem tudo a ver com a nossa linha de produtos”, afirma Marcio L. Ceccantini, Diretor de Desenvolvimento Técnico da Adisseo América do Sul. “Se por um lado é uma nova área a ser desenvolvida pela Adisseo, porém está estreitamente relacionada à nutrição animal. Digo isso porque metionina, enzima, vitaminas, seleno-metionina são produtos que têm ação tanto nutricional quanto também voltada à melhora da qualidade e da integridade intestinal. Dessa forma, a Adisseo juntou esforços com os melhores pesquisadores do mundo, com as mais modernas tecnologias para selecionar e poder trazer para o mercado brasileiro o Alterion. Uma ferramenta que desenvolvemos num trabalho de longo prazo com a Novozymes, que nos levou a testar o produto ao redor do mundo e também aqui no Brasil, na fase do desenvolvimento do produto, que antecedeu esse lançamento que realizamos hoje”.

 Como parte do investimento para o lançamento de Alterion a Adisseo ampliou a equipe com profissionais capacitados para comunicar e apresentar o modo de ação, a eficiência do produto e, obviamente, analisar todas as questões relacionadas aos interesses dos clientes. Mestre em Ciências Veterinárias, com atuação profissional como consultora, sanitarista de aves e coordenadora de diagnósticos e patologia animal da BRF, Suzete Lora Kuana é a responsável junto aos clientes pelos produtos de saúde intestinal da Adisseo América do Sul.

 Segundo Suzete, Alterion tem apresentado resultados eficazes e desempenho zootécnico comprovado mesmo quando submetido a situações de desafios por Clostridium perfringens. “Graças às características únicas de nossa cepa, verificadas em análises frente a mais de 50 outras cepas, podemos comprovar a consistência e a eficiência de Alterion em relação aos concorrentes, sendo o único produto que devolve performance além de melhorar e manter a saúde intestinal. E o que se percebe é que mesmo quando associado a antibióticos promotores de crescimento, Alterion pode melhorar significativamente a conversão alimentar na fase inicial e tem uma tendência numérica a melhorar os resultados finais, com ganho de peso ou de conversão alimentar, ou até mesmo de ambos dependendo da situação de desafio a que o produto é submetido”.

 Alterion é, portanto, uma ferramenta valiosa para os clientes que procuram uma solução sustentável e econômica para atender aos desafios regulatórios e às restrições dirigidas pelos consumidores quanto ao uso de antibióticos promotores de crescimento.

 Durante décadas, os antibióticos foram amplamente usados na produção animal para auxiliar no desempenho. Hoje, contudo, mais e mais países estão restringindo o uso deles como promotores de crescimento, numa estratégia para combater a resistência aos tratamentos com antibióticos em humanos.

 Por sua vez, os probióticos são micro-organismos vivos que estabilizam a microbiota intestinal de aves, suínos e outros animais. Eles podem melhorar a saúde animal, a taxa de crescimento e a conversão alimentar, proporcionando economia de recursos e promovendo a sustentabilidade da indústria de produção animal.

Todas essas questões foram discutidas por especialistas brasileiros e estrangeiros durante o Fórum de Saúde Intestinal Adisseo realizado para marcar o lançamento de Alterion no Brasil

Informações: Aviculturaindustrial

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube