Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Equinos atletas: Os cuidados com a alimentação e saúde dos campeões

Publicado em 30/06/2017

Os meses de junho e julho são marcados pelas tradicionais exposições agropecuárias em todo o país. Nestes eventos, os equinos ganham seu destaque especial, disputando prêmios em competições específicas, que mostram toda a força genética e elegância de cada raça. Mas, afinal, você sabe quais são os cuidados necessários para alimentação de um equino atleta?

Os cavalos e éguas não apenas fazem sucesso com o público nas exposições agropecuárias, como também são sucesso no mercado. Cada vez mais criadores investem no melhoramento físico e genético dos animais, por meio da inseminação artificial ou a transferência de embriões. O objetivo é produzir novos campeões.

Para garantir que o animal tenha saúde, além da beleza, o veterinário Arthur Henrique Vilar Rodrigues, explica que a nutrição desses atletas deve receber atenção especial dos criadores, contendo vitaminas e suplementos. “Essa nutrição deve ser balanceada, os animais devem comer um capim volumoso de boa qualidade e uma suplementação, quando necessária, de ração concentrada”.

O veterinário também explica que os cavalos que participam de competições precisam de mais energia do que os demais animais que atuam em outras atividades em uma fazenda, por exemplo. Por isso, a alimentação é diferenciada, desde a quantidade, até o tipo de dieta, que varia de acordo com a competição que o animal irá disputar. “Normalmente, os equinos que são destinados a competições, comem concentrados de boa qualidade e com bom teor energético. O volumoso dos animais é o feno, o feno de alfafa. A diferença é que os animais que trabalham nas fazendas ficam a pasto, comem capim picado; a ração possui menor teor proteico e de energia”.

Campeão bem tratado

Sérgio Fonseca é criador dos cavalos da raça Mangalarga Marchador há 15 anos, no distrito de Baguari, em Governador Valadares (MG). Elo Qihai, um dos cavalos dele, já coleciona 15 títulos regionais. Sérgio conta que segue a risca os cuidados com a saúde dos animais. A alimentação e as atividades físicas são monitoradas de perto no haras dele. A rotina dos cavalos e éguas é comparada a de um atleta.

Fonte: G1

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube