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Mercado pet exige foco em nutrição animal, diz presidente do CBNA

Publicado em 09/05/2017

O Brasil é o terceiro maior mercado de pet no mundo, respondendo por 5,3% de um total de US$ 102,2 bilhões faturados em 2015, segundo dados mais recentes da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). Ainda conforme a instituição, o país tem a segunda maior população de cães, gatos e aves canoras e ornamentais do planeta, além de ser a quarta maior nação em número total de bichos de estimação.

Também em 2015, o Brasil faturou R$ 18 bilhões, alcançando um crescimento de 7,6% em comparação ao ano anterior, sendo 67,3% deste total destinados à comercialização pet food (alimentação), 8% para pet care (cuidados com animais) e 7,7% para pet vet (medicamentos veterinários).

Para ampliar ainda mais esse mercado em todo o território nacional, o presidente do Colégio Brasileiro de Nutrição Animal, Godofredo Miltenburg, defende a troca de experiências e de novidades entre profissionais que entendem dos cuidados com animais, indústria e comércio.

“A ciência, por exemplo, precisa antever as necessidades do mercado pet, que cresce dois dígitos ao ano, no Brasil”, mas para que haja essa troca e atualização das últimas novidades do segmento, a ciência deve focar, especialmente, na área de nutrição animal (pet food), comenta o executivo.

Em sua opinião, “cada vez mais a pressão entre alimento humano e alimento animal será o gargalo para os anos vindouros, haja vista que a demanda por grãos – milho e soja, em especial – e a busca por saídas sustentáveis serão cada vez mais necessárias”, avalia Miltenburg, em entrevista à equipe SNA/RJ.

Para tratar deste entre outros temas, “o Colégio Brasileiro de Nutrição Animal visa propor discussões que sejam capazes de mitigar essa problemática, pautadas no tripé econômico, social e ambiental, por meio de produtos que sustentem esta necessidade”. E elas serão promovidas durante a 16ª edição do Congresso CBNA Pet, que ocorrerá nos dias 10 e 11 de maio, no Expo D. Pedro, centro de exposições anexo ao Shopping D. Pedro, na cidade de Campinas (SP).

Simultaneamente, ainda serão realizados a Expo Pet Food, Expo Aqua Feed e demais eventos da Feira Internacional da Agroindústria, Tecnologia e Processamento (FIAI). O encontro do CBNA contará, entre outras, com a parceria de A Lavoura e Animal Business Brasil, revistas bimestrais impressas veiculadas pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA).

BEM-ESTAR

Outro ponto importante relacionado aos animais de companhia, conforme Miltenburg, envolve a relação de bem-estar entre donos e seus pets: “Como membros da família, os animais de estimação precisam estar bem nutridos, até para que essa ligação perdure. Costumamos dizer que a saúde e o bem-estar, sejam nos pets ou nos animais de produção, começam pela boca. Portanto, animais bem nutridos passam a ter, em geral, longevidade, ampliando e auxiliando nessa relação afetiva”.

Para o presidente do CBNA, o trabalho de conscientização sobre a importância da nutrição dos pets “é um papel de órgãos de classes, tais como o CBNA, Abinpet ou Sindirações (Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal), além da própria indústria inserida no segmento pet food”. “Isso proque, já que a nutrição está ligada à boa qualidade de vida dos animais de estimação, nos seus mais variados aspectos e habitats.”

Na opinião de Miltenburg, ainda sobre a área nutricional, “o Brasil não perde, em nada, em termos de qualidade de ingredientes (matérias-primas das rações) ou produto final”. “É bom salientar que a garantia do produto acabado (a ração) deve conter o crivo do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).”

Fonte: SNA

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