Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Mapa vai fixar normas para compartimentação de suínos

Publicado em 19/04/2017

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou  dia 18 de abrilç, em seu site, que vai realizar a primeira reunião do grupo de trabalho criado para fixar normas destinadas à implantação da compartimentação de suínos.

O grupo terá prazo de seis meses, prorrogáveis por mais seis, para propor as normas. A coordenação do GT será feita pelo Departamento de Saúde Animal (DSA) do ministério.

O Brasil poderá adotar pela primeira vez nos estados a compartimentação de suínos, para vir a ser considerado livre de febre aftosa sem vacinação e da peste suína clássica. A adoção do sistema está prevista para até um ano e meio e será voluntária.

Para tanto, será iniciado projeto piloto. Com isso, as propriedades de engorda de suínos, unidades de genética e frigoríficos se tornam reconhecidos como protegidos contra risco eventual dessas doenças.

A proposta partiu do setor produtivo de Mato Grosso. Já existe compartimentação por parte de empresa privada. Além do estado de Mato Grosso, o Rio Grande do Sul também tem interesse na implantação da compartimentação de suínos.

Entre os participantes do GT estão representantes do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa/RS); do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea); Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA); Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS); Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat); Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa);  e Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (Abegs).

A compartimentação elimina riscos geográficos, pois cada granja é um compartimento livre de determinada enfermidade, e, em caso de surto de doença em um estado ou região, facilita a manutenção da exportação e o comércio interno. Também possibilita a negociação de mercados mais exigentes em relação à condição sanitária livre de febre aftosa sem vacinação.

Informações de Carnetec.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube