Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Jersolando pode ajudar pecuária leiteira a emitir menos gases, diz Embrapa

Publicado em 06/02/2017

Pesquisa comparou quantidade de substâncias de efeito estufa emitidas pela raça e por vacas holandesas

A utilização de vacas  jersolando (cruzamento de jersey com holandesa) pode ajudar na redução das emissões de gases de efeito estufa na atividade leiteira. A conclusão é de um estudo feito pela Embrapa Pecuária Sudeste, que comparou o desempenho de fêmeas desta raça com o de vacas holandesas.

“A pesquisa indica mais um caminho para a redução da emissão de gases de efeito estufa na pecuária. Ou seja, as vacas jersolanda podem ser uma alternativa para que os sistemas de produção de leite brasileiros registrem menores emissões”, diz o pesquisador Alexandre Berndt, conforme divulgado pela empresa.

O trabalho, coordenado pela pesquisadora Patrícia Anchão, comparou o desempenho nos sistemas extensivo e intensivo irrigado. Foram observados 24 animais, 12 de cada raça, e avaliados durante duas lactações. As emissões de gases foram medidas três vezes em cada período de lactação, no inverno, primavera e verão.

Nos dois sistemas de pastejo, o volume emitido pelas vacas jersolando foi menor por animal. A diferença para a holandesa variou entre 9% e 13% menos metano (dependendo do grau de intensificação), com a possibilidade de ter um animal a mais por hectare.

Em relação à oferta de leite, a pesquisa constatou que a produção foi igual: média de 25 quilos ao dia. No entanto, a jersolando conseguiu emitir menos gases. “Como as vacas jersolandas produziram a mesma quantidade de leite que as holandesas em uma das lactações, a emissão por litro de leite ficou menor”, informa a Embrapa.

Uma das hipóteses consideradas para o resultado é a diferença de tamanho dos bovinos das duas raças: o jersolando é menor que o holandês. Animais de menor porte, explica a Embrapa, comem menos e emitem menos. Apesar das diferenças, a pesquisa destaca que ambas apresentam níveis emissões compatíveis com os sistemas internacionais.

Os pesquisadores da Embrapa Pecuária Sudeste investigaram também a quantidade de árvores necessárias para neutralizar as emissões de gases das duas raças. Para a vaca jersolanda, seriam necessários 40 por hectare. Na holandesa, o número sobe para 52. O comunicado da empresa não menciona espécies de plantas.

Com informações de Globo Rural

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube