Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Melhoramento genético: unidade de suínos referência em quarentena animal será inaugurada em SP

Publicado em 10/11/2016

O ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) vai inaugurar na quinta-feira (10), a partir das 11h, uma unidade de suínos na Estação Quarentenária da Ilha de Cananeia (SP) – referência em quarentena animal no país.

A obra teve custo de R$ 2,5 milhões e foi feita por meio de parceria público-privada (PPP) com a Associação Brasileira de Empresas de Genética de Suínos (Abegs) e a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS). O ministério fornecerá a mão de obra e a segurança à unidade.

A Unidade 2 de suínos de Cananeia terá capacidade para 500 suínos de alto valor genético, importados para melhoramento das raças do rebanho nacional. A quarentena serve para evitar a disseminação de qualquer doença animal no Brasil. Somente depois do período de até 40 dias de isolamento, os animais provenientes de outros países podem fazer parte do plantel brasileiro de suínos.

Biossegurança e bem-estar

As instalações de suínos da Estação de Cananeia têm quatro galpões, projetados para alojar os animais em condições de biossegurança e bem-estar animal. Todos têm sistema de ventilação e aspersão de água para melhorar o conforto térmico dos animais. Os suínos passam por testes clínicos e coleta de materiais para exames laboratoriais, a fim de atestar a sua saúde, antes de serem liberados para a criação comercial.

Além de dobrar a atual capacidade de 500 suínos em quarentena para 1.000 animais, a estação abriga até 240 aves ornamentais de pequeno porte simultaneamente e também equinos para um projeto de pesquisa. A unidade do Mapa fica em uma área de 1.510 hectares na Ilha de Cananeia, no litoral sul do estado de São Paulo, distante cerca de 264 quilômetros da capital paulista. As informações são do site do Mapa.

Com informações de CarneTec

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube