Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Aprovado Mestrado em Biotecnologia

Publicado em 03/11/2016

Os egressos da região sudoeste agora contam com mais uma opção para pós-graduação Strictu sensu em nível de Mestrado Acadêmico. A UTFPR de Dois Vizinhos, juntamente com o Câmpus de Ponta Grossa, teve aprovada a proposta do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia  - PPGBIOTEC. As linhas de pesquisa serão em: Biomoléculas Naturais, Bioprocessos Industriais (em Ponta Grossa) e Biotecnologia Aplicada à Agropecuária e à Agroindústria (em Dois Vizinhos). A intenção é abrir o edital de seleção para o próximo semestre.

O resultado foi divulgado durante a abertura do II Workshop da Rede de Biotecnologia Sul (Rede BiotecSul), ocorrido no dia 19 de outubro no Salão Nobre da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba-PR. A lista completa da propostas de cursos novos de Mestrado Professional, Mestrado Acadêmico e Doutorado analisadas e recomendados durante a 166ª Reunião do  Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) foi divulgada no dia 21 e está disponível na página da CAPES.

A Rede BiotecSul é apoiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e possui um grupo fundador integrado por representantes de universidades dos três estados do Sul, as quais atuam de forma consolidada na formação acadêmica em biotecnologia e engenharia de bioprocessos (UFRGS, UCS, UFPel, UFSC e UFPR). O atual coordenador da Rede BiotecSul é o prof. Odir Dellagostin (UFPel), Presidente da FAPERGS. Durante seu pronunciamento, o prof. Odir anunciou a aprovação do Programa de Pós Graduação Strictu sensu em nível de Mestrado Acadêmico em Biotecnologia da UTFPR, proposta multicampi dos câmpus de Dois Vizinhos e Ponta Grossa. O curso de Mestrado foi aprovado com conceito “nota 4” na Avaliação CAPES.

Durante o workshop, as Instituições Acadêmicas convidadas (coordenadores de cursos de pós-graduação e/ou graduação de UFPR-CURITIBA, UFPR-PALOTINA, UEL, UEM, UTFPR, UT, PUC-PR e UP), fizeram uma breve apresentação. A UTFPR, Câmpus Dois Vizinhos, esteve representada  pela coordenadora do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, profa. Dra. Simone Neumann Wendt, pela vice-coordenadora do curso, profa. Dra. Samara Ernandes e pela profa. Dra. Maria Giovana Biter Pagnoncelli. Durante sua explanação, a profa. Simone apresentou as potencialidades de pesquisa que o Câmpus oferece na área de Biotecnologia.

O objetivo da Rede BiotecSul é aproximar as indústrias de biotecnologia da região Sul do país com o meio acadêmico local, assim como o trabalho que os Observatórios do Sistema FIEP vêm desenvolvendo através da Articulação das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense - Roadmapping aplicada às Indústrias de Biotecnologia Agrícola, Florestal e Animal.  As Sra. Ariane Hinça Schneider (Coordenadora Técnica de Negócio) e a Sra. Carla Simão  (Analista Técnica dos Observatórios Sistema FIEP) apresentaram o projeto durante o workshop. 

Diferente das outras redes de biotecnologia do país, a Rede BiotecSul não possui um foco na consolidação dos programas de pós-graduação, mas sim em propiciar um ambiente fértil para geração de novos processos e produtos biotecnológicos, unindo esforços e interesses da indústria e da academia. Com isso, almeja-se fomentar o desenvolvimento e fortalecimento da biotecnologia nos estados da região sul do Brasil. O II workshop da Rede BiotecSul contou com apresentação de algumas das principais empresas, bem como dos cursos de Biotecnologia e Engenharia de Bioprocessos (graduação e pós-graduação) do Estado do Paraná, em uma primeira rodada de divulgação da Rede, que será futuramente replicada em outras cidades dos estados do Sul. 

 Fonte: UTFPR

A segunda edição do estudo Setores Portadores de Futuro para o estado do Paraná 2015-2025, apontou novamente - por meio de painéis de especialistas - a biotecnologia como um setor, segmento e área promissora em todas as messoregiões do estado em um horizonte de 10 anos.

A biotecnologia foi apontada como um setor emergente, pois se trata de um segmento da economia e área de atuação de configuração recente e sem classificação tradicional de atividade econômica, sendo que esse segmento prospera apoiado em descobertas científicas, inovações tecnológicas, transformações sociais e da biosfera.

O desdobramento da primeira edição do estudo dos Setores Portadores de Futuro 2005-2015 levou à elaboração das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense. Estas foram realizadas com o intuito de sinalizar caminhos (mapas) de construção do futuro para cada um dos setores, segmentos e áreas identificados como mais promissores para a indústria do Paraná, sempre pensando em um horizonte temporal de dez anos à frente. 

O projeto de Articulação das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense  viabilizou um processo de indução da interação entre empresas, academia e instituições influentes no estado, com vistas a colocar em curso as ações previstas nas Rotas Estratégicas.

O  Roadmapping da Biotecnologia aplicada às Indústrias Agrícola e florestal e o Roadmapping da Biotecnologia aplicada à Indústria Animal, vislumbrando a importância da biotecnologia, faz interagir grupos de especialistas e induz, de forma compartilhada, a criação de visões de futuro que têm como objetivos desenvolver a biotecnologia agrícola e florestal paranaense.

Diante disso, os Observatórios do Sistema FIEP desenvolvem grupos de trabalhos que envolvem pessoas com amplo conhecimento e vivência na área de biotecnologia que tem como objetivo expandir esse setor industrial no Paraná. 

Para maiores esclarecimentos entrar em contato pelo telefone (41) 3271-7452 ou pelo e-mail observatorios.rota.biotecanimal@fiepr.org.br

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube