Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Certificação de Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose

Publicado em 03/11/2016

A Unidade Local de Sanidade Agropecuária (ULSA) de Realeza, entregou mais um Certificado de Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose, desta vez ao produtor rural Adelar Milan que, ciente de suas responsabilidades quanto à sanidade de seu rebanho, solicitou formalmente a certificação de forma voluntária, junto à ULSA onde o estabelecimento se encontra cadastrado.

O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT), instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), visa a diminuição do impacto negativo dessas zoonoses na saúde humana e animal, bem como a promoção da competitividade pecuária nacional. O PNCEBT introduziu a vacinação obrigatória das bezerras bovinas e bubalinas em todo o território nacional e definiu estratégias de certificação de propriedades livres ou monitoradas. A Instrução Normativa de nº 06 de 2004 do MAPA foi responsável por aprovar o regulamento técnico do PNCEBT. A certificação agrega valor ao produto pecuário e atesta a sanidade do rebanho quanto a estas duas enfermidades. 

Para o processo de certificação, é necessário que o produtor seja assistido por um médico veterinário habilitado pelo programa, que se responsabilizará pelo saneamento da propriedade. Todo o rebanho é testado para as duas enfermidades e os animais que forem reagentes positivos são eliminados. Os testes são realizados até que se obtenha três resultados sem animais reagentes positivos em um período mínimo de nove meses.

A certificação no Paraná é realizada pelo MAPA em conjunto com a Adapar, sendo válida em todo o território nacional. Possui validade de 12 meses sendo, portanto, necessária a revalidação.

Fonte: Adapar

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube