Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Mapa avança na discussão de plano nacional que trata da resistência aos antimicrobianos em animais

Publicado em 12/09/2016

Meta é implementar ações alinhadas com comunidade científica internacional até maio de 2017
A elaboração do Plano Nacional de Ação sobre Resistência aos Antimicrobianos até maio de 2017, é uma das questões relevantes que vem sendo tratada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Na semana passada, técnicos da secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) debateram o tema com representantes do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações); Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (SINDAN); Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), entre outras entidades.
 
Na reunião, o secretário de Defesa Agropecuária, Luis Rangel, destacou a importância do tema para o ministério e lembrou que em maio foi instituída a Comissão sobre Prevenção da Resistência aos Antimicrobianos em Animais (CPRA). 
 
Durante a discussão as entidades pediram que o Mapa avance na elaboração do Plano de Ação Nacional, de forma integrada e multi setorial, alinhado com as recomendações dos organismos internacionais. As entidades afirmaram que estão disponíveis para contribuir com o MAPA no levantamento da análise situacional, para identificação das lacunas e dificuldades e definição de prioridades para adequada elaboração do Plano de Ação Nacional
 
A resistência aos antimicrobianos é considerada uma séria ameaça ao tratamento de diversas doenças e, por consequência à saúde pública. Ela ocorre em todas as partes do mundo e impacta na saúde humana e animal, envolvendo muitos setores e afetando também a economia global. 
 
Em maio de 2015, a Organização Mundial de Saúde (OMS) aprovou o Plano de Ação Global sobre Resistência aos Antimicrobianos, dentro do conceito de “Saúde Única”, com participação da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). 
 
Com informações de MAPA.
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube