Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Laboratório de Bem-estar Animal (UFPR) promove a I Oficina LABEA: O Animal como Sujeito

Publicado em 13/07/2016

labea

“O animal como sujeito” foi o tema da oficina realizada no dia 4 de julho, no anfiteatro do Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. Promovida pelo Laboratório de Bem-Estar Animal (Labea), em parceria com o projeto Fauna Legal, contou com um público de 300 participantes e teve como objetivo discutir os animais como sujeitos, dotados de senciência, e as consequências resultantes de tal reconhecimento.

O evento contou com palestras da Profa Dra. Carla Molento (LABEA/UFPR), Perito Criminal Federal Sérvio Túlio Jacinto Reis (Polícia Federal), Procurador Federal Adel El Tasse, Filósofa Juliana Fausto (Doutoranda PUC Rio de Janeiro), Prof Dr. Daniel Braga Lourenço (UFRJ).

Ao final foi realizada mesa redonda com os palestrantes, além de representantes do CTBEA/MAPA, CONCEA/MCTI, Humane Society International e participação do público.

O evento trouxe à tona um tema de grande importância para todos os profissionais que lidam com a relação homem-animal e para a sociedade para um todo. O reconhecimento cientifico dos animais não humanos como seres sencientes, aliado a uma maior atenção da sociedade quanto à forma que os animais são tratados, implicam na necessidade de uma quebra de paradigma, de modo que os animais não mais sejam vistos como meros objetos ou coisas. Tais constatações estimulam o debate filosófico sobre a inclusão dos animais no campo da ética, assim como servem de modelo para o aperfeiçoamento da legislação relacionada ao tema.

Rota Estratégica da Biotecnologia Aplicada à Indústria Animal

O grupo de trabalho Incremento na Sanidade Animal discute ações relacionadas ao tema Bem-estar Animal.  Os encontros  acontecem na Fiep – Campus da Indústria e são embasados na metodologia de prospectiva estratégica que preconiza a construção coletiva do futuro desejado.

A Equipe dos Observatórios Sistema Fiep esteve presente neste evento, que é de extrema importância para toda a Indústria Animal.

Com informações de Sistema FIEP e ABVML

 

 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube