Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Sindirações reúne lideranças de alimentação animal para discutir futuro do país e setor

Publicado em 05/07/2016

nutrição

 

No dia 23 de junho o Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação (Sindirações) realizou o “Encontro de Lideranças do Setor: Reconstruindo o Brasil”. O evento aconteceu no Royal Palm Plaza Resort, em Campinas (SP), e contou com a presença de mais de cem líderes de empresas do setor e entidades do agronegócio. O objetivo foi discutir o futuro do País e também do setor, considerando a relevância de seu papel no cenário macroeconômico.

Roberto Ignácio Betancourt, presidente do Sindirações, iniciou a programação do evento destacando que o Brasil é respeitado em todo o mundo pela pujança de seu agronegócio. “Já fomos o país do futebol. Agora somos o país do agronegócio, um dos principais pilares da economia brasileira, e temos perspectivas brilhantes pela frente.” No entanto, Betancourt lembrou das dificuldades impostas pelo Governo Federal. “Hoje mesmo (23 de junho) foi anunciada a intenção de se elevar a taxação sobre a exportação do setor, que é justamente uma das nossas grandes contribuições ao País. Precisamos de um ministério mais parceiro, ágil, técnico e consciente da importância da nossa cadeia produtiva. ”

A política do governo de aumentar impostos foi longamente debatida e considerada uma abordagem equivocada para um panorama de grave recessão. A saída para aumentar a arrecadação seria racionalizar as contas públicas com ajustes estruturais, de longo prazo -- como contenção de gastos e sonegação fiscal.

Foi lembrado, ainda, que o Brasil possui uma sólida reserva de US$ 370 bilhões – mais um motivo para não precisar elevar a carga tributária -- e que aumentar a dívida pública seria uma boa solução temporária para que os estados possam se recompor e sair da situação de caos como a do Rio de Janeiro. O caminho da recuperação, de acordo com o debate, passaria também por sanar a crise de confiança na capacidade do governo de administrar suas finanças e os setores público e privado voltarem a fazer investimentos.

Gangorra

O vice-presidente executivo do Sindirações, Ariovaldo Zani, abordou em sua palestra o que chama de “gangorra agropecuária”, que são os ciclos de forte oscilação do preço do milho e soja e sua influência no desempenho do setor pecuário. “O preocupante é que não vemos esforços para se reduzir essa ciclotimia, fruto de um cenário de aumento de demanda por esses grãos, dinamização da exportação, redução de produtividade, e de área plantada, acarretando forte elevação do preço da alimentação animal no Brasil.” Segundo Zani, “o risco é chegarmos a ponto de exportar soja para China e importar farelo desse país. É um panorama de preocupação crescente, que se reflete no setor e no desempenho das indústrias bovina, suína e de aves”.

Em uma análise de longo prazo, Zani afirmou que, caso o ciclo de baixa de preço das commodities agrícolas, iniciado em 1970, se perpetue, poderá ser seguido de um ciclo de alta. “A tendência mundial de safras menores combinada ao aumento de renda e de consumo de proteína animal pela população global pode mudar a situação.”

A política brasileira foi o tema que concluiu o evento. Apesar da gravidade do momento, foi ressaltado o fato de que o Brasil tem instituições democráticas sólidas e a opinião pública está cada vez mais informada e atuante. Frisou-se também a importância de se respeitar a Constituição, que não prevê convocação de novas eleições ou encurtamento de mandato. Sobre o presidente interino Michel Temer, a expectativa é que ele controle a meta fiscal, inflação e câmbio flutuante. Foi consenso geral que Temer conta com a confiança do mercado e, por isso, a sua gestão tem chance de sucesso.

Sobre o Sindirações - O Sindirações, Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal, foi fundado em 1953, e é hoje o principal representante da indústria brasileira de ingredientes, premix, suplementos, aditivos, rações para animais de produção e alimentos para cães e gatos. Com sede em São Paulo, no edifício da FIESP, a entidade reúne 150 associados – que representam cerca de 90% do mercado comercial de produtos destinados à alimentação animal e é filiado a FEED LATINA, Asociación de las Industrias de Alimentación Animal de America Latina y Caribe e à IFIF – International Feed Industry Federation.

Fonte: Avicultura Industrial

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube