Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Workshop de Inovação debate empreendedorismo na UFPR

Publicado em 07/06/2016

II Workshop de Inovação, promovido pela Agência de Inovação UFPR em parceria com a Clarke Modet & Co. teve como objetivo debater o empreendedorismo e  a inovação com investidores, empreendedores, acadêmicos e outros profissionais.

Durante a cerimônia de abertura do Workshop, no campus Jardim Botânico, a diretora executiva da Agência de Inovação UFPR, Elenice Mara Matos Novak, destacou a importância dos ativos intelectuais como âncora para o desenvolvimento de inovação em todo o país. “A proteção e o gerenciamento dos ativos intelectuais e dos ativos intangíveis são fatores de sucesso para qualquer êxito em qualquer ambiente que pretenda o desenvolvimento”, afirmou.

“Quando há uma parceria entre a academia, o governo e o setor produtivo, a sociedade se impulsiona e vai para a frente”, afirmou o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho. Ele acredita que é preciso melhorar a proximidade entre a indústria e a academia no Brasil, com o governo sendo facilitador desta parceria. Na UFPR, o empreendedorismo vem sendo tratado como eixo temático em todas as áreas do conhecimento. “Crises vêm e vão, mas os programas estratégicos é que diferenciam as nações. O Brasil é um grande país e terá um futuro brilhante, na medida em que consigamos mudar a nossa realidade, e a questão da proteção e gestão de ativos intelectuais é um dos pilares para avançarmos nesse campo”, disse.

O vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari, lembrou que apesar do Brasil ter grande produtividade científica em nível mundial, o país ainda fica atrás em inovação. “Uma nação não é feita só por uma economia sólida – e a nossa vai se recuperar – também não é feita exclusivamente de fronteiras estáveis – e nós as temos há muito tempo; mas é com ciência, tecnologia e inovação que as nações se afirmam no cenário internacional. Precisamos nos convencer e convencer os outros de que é com inovação que garantiremos a qualidade de vida dos cidadãos”, afirmou.

“Por mais que estejamos no mundo todo, ficamos felizes com os avanços que vemos acontecer dentro das universidades brasileiras, principalmente na intenção de gerir o conhecimento e as inovações”, disse Igor Veras, diretor de desenvolvimento de negócios da Clarke Modet & Co., empresa especializada em propriedade intelectual.

A palestraAspectos envolvidos na proteção e gestão dos ativos intelectuais foi apresentado pela Dra. Patrícia Falcão, especialista em Contratos de Propriedade Industrial pela Licensing Executives Society (LES). Abordou diferentes aspectos essenciais à proteção e gestão dos Ativos Intelectuais, tratando a necessidade das empresas inovadoras em investir na proteção e gestão dos seus ativos intelectuais, não somente para manter seus investimentos, mas também para alavancar seus resultados decorrentes de pesquisa e desenvolvimento (P&D).

O Sr. Daniel Rodrigues, especialista em gestão da inovação e educação corporativa e coordenador do programa IBELT de capacitação e certificação de agentes da inovação, apresentou a palestra Inovação na economia do século XXI e a interação startups – grandes empresas. Destacou a gestão de empresas nascentes e os meios de construção de parcerias entre startups e grandes empresas.

Além das palestras, foram apresentadas as ações dos Observatórios Sistema FIEPque atuam no desenvolvimento de projetos de pesquisa, prospecção, difusão de novas tecnologias e articulação que visem o desenvolvimento industrial sustentável. A Sra. Carla Simão detalhou o projeto de Articulação das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense que iniciou suas atividades nos anos 2009/2010 e vem atendendo primeiramente a cinco setores: metal mecânico, biotecnologia agrícola e florestal, biotecnologia animal, indústria agroalimentar e energia. Acrescentou ainda, que o projeto tem como iniciativa promover a interação de representantes de diversas instituições e setores estratégicos da economia do estado, com vistas a identificação de interesses comuns para o desenvolvimento sustentável de longo prazo.

O evento proporcionou aos empreendedores, investidores, acadêmicos e outros profissionais presentes uma ampla fonte de informações sobre o tema empreendedorismo e inovação.

Fonte: Portal UFPR e Observatórios Sistema FIEP

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube