Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Negócios são destaque na maior feira de aves e suínos na América Latina

Publicado em 07/06/2016

avesui

Em 03 a 05 de maio aconteceu a AveSui, a maior feira de aves e suínos da América Latina, na cidade de Florianópolis (SC). Esta edição mostrou que o agronegócio se mantém forte no país mesmo em um cenário de instabilidade na economia. Foram 200 marcas expositoras, do Brasil, China, EUA e União Europeia, que apresentaram maquinários, produtos e tecnologias inovadoras para que avicultores e suinocultores ampliem seus negócios, reduzam custos e produzam com mais qualidade e bem-estar animal.

Em seu 15° ano, a AveSui apresentou um conceito inovador nas feiras do setor no país, com foco dirigido a negócios.  Para os visitantes, as novidades e soluções apresentadas pelas mais de 50 novas empresas que escolheram a AveSui para apresentar seus produtos e serviços no Brasil foi bastante eficiente, afirma Andrea Gessulli, diretora da Gessulli Agribusiness. O maior destaque neste ano foi a grande presença dos estrangeiros, tanto como expositores mas também como compradores. Entre os expositores internacionais, a grande presença das empresas chinesas consolidou a parceria comercial Ásia-Brasil na cadeia de aves e suínos.

Além dos três dias da feira de negócios, a AveSui apresentou workshops e congresso sobre zootecnia de precisão, biomassa e bioenergia, fórum sobre suinocultura de baixa emissão de carbono e bem-estar animal, consumo consciente de recursos e reciclagem animal, entre outros. O prêmio "Quem é Quem: Maiores e Melhores" premiou as cooperativas brasileiras e reconheceu também personalidades da suinocultura e da avicultura, momento esse de grande networking entre expositores e cooperativas.

Um destaque da área técnica cientifica da AveSui foi o I Congresso de Zootecnica de Precisão, que contou com a participação de grandes palestrantes do Brasil e do exterior, e a palestra do Dr. Tomas Norton, professor da Universidade de KU Leuven na Bélgica, que falou sobre "Ouvindo os Animais" (Sound Talks).

Dentro da programação, aconteceu também o V Seminário Novos Horizontes para a Reciclagem Animal, realizado pela ABRA (Associação Brasileira de Reciclagem Animal) que teve como objetivo abordar a problemática da mortalidade de animais a campo no Brasil, apresentando soluções e oportunidades aos participantes. A temática de Reciclagem Animal é parte do Grupo de Trabalho Valor Econômico do Resíduo da Indústria Animal da Rota Estratégica de Biotecnologia Animal.

O MAPA, juntamente com a Embrapa Suínos e Aves, apresentou também o Workshop sobre Bem-estar Animal, que contou com palestras sobre o bem-estar no transporte de suínos, atualidades e perspectivas em bem-estar de frangos de corte, projeto Brasil/União Européia – Gestação Coletiva de Suínos, standards OIE (produção, transporte e abate de aves). Tal workshop foi de extrema importância para o desenvolvimento do tema entre os profissionais do setor. Bem-estar animal é tema de discussão do Grupo de Trabalho Incremento na Sanidade Animal da Rota Estratégica de Biotecnologia Animal.

A feira contou também com a possibilidade de visitação ao Abatedouro Móvel destinado ao abate de suínos. Nesta estrutura, todos os equipamentos de um abatedouro fixo são adaptados a uma carreta rodoviária que pela característica de ser móvel poderá se deslocar para diferentes comunidades e municípios. É um equipamento para abates em pequena escala, porém atende a todos os padrões legais de controle sanitário, ambiental, social e trabalhista. Esta solução tecnológica foi desenvolvida pela Embrapa em parceria com outras instituições.

Rota Estratégica da Biotecnologia Aplicada à Indústria Animal

equipe técnica dos Observatórios Sistema FIEP esteve presente no evento e acompanhou todas as atividades da AveSui 2016.

Um evento como este é de extrema importância para toda cadeia de Biotecnologia Aplicada à Indústria Animal. Analisando as ações, áreas temáticas e interações que ocorreram, encontramos completa sinergia com as Visões de Futuro, Fatores críticos e Ações propostas pelos especialistas durante a elaboração do Roadmapping da Biotecnologia aplicada à Indústria Animal (Acesse aqui esta publicação completa).

 

 

 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube