Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Teste que determina sexo do embrião em ovos chegará ao mercado no próximo ano

Publicado em 31/05/2016

ovos

O método, desenvolvido por cientistas da Universidade de Tecnologia de Dresden e da Universidade de Leipzig, usa espectroscopia para determinar o sexo de um ovo de galinha. O objetivo principal é acabar com o método usado nos incubatórios de descartar os pintos machos de um dia, ação que gera protestos dos consumidores.

 

Aumentando a pressão sobre sexagem in-ovo

A pressão tem sido particularmente forte na Alemanha, com o Ministério da Agricultura alemão destinando 2,4 m £ (€ 3.04m) para tornar comercialmente viável a sexagem in-ovo. Em abril, o ministro francês da Agricultura, Stephane Le Foll, anunciou mais de £ 3m (€ 3,9 milhões) de financiamento na mesma área.

Dr. Gerald Steiner, que está envolvido no projeto, diz que o teste envolveu o uso de um feixe de laser para cortar um pequeno orifício circular na parte superior do ovo. A Espectroscopia de Infravermelho Próximo (NIR) é usada para determinar o sexo do embrião com base no seu teor de DNA, que é de cerca de 2% maior em pintos machos. "A olho nu, não podemos ver a diferença entre embriões masculinos e femininos, mas o computador pode - se é programado para fazê-lo", disse Steiner.

Exatidão de 95%

A equipe é agora capaz de saber o sexo cada ovo, com uma precisão de 95%, em menos de um minuto. Se um ovo é determinado para conter um pintainho fêmea, o furo de corte a laser é corrigido e retorna para a incubadora.  "Estamos esperando que a tecnologia que está sendo impulsionada vai se tornar comercialmente disponível nos próximos 12 meses”, disse Gary Ford, conselheiro aves na organização da agricultura UK NFU.

Fonte: Avicultura Industrial

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube