Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Adapar promove Curso de Atualização sobre Mormo e Treinamento de Maleinização

Publicado em 19/05/2016

mormo

Nos dias 10 e 11 de maio, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) realizou curso de Atualização sobre Mormo e Treinamento de Maleinização para Fiscais de Defesa Agropecuária (FDA). 


O treinamento foi realizado dentro das dependências do Regimento da Cavalaria da Polícia Militar e contou com a participação de palestrantes da própria Adapar, Universidade Federal do Paraná, Ministério da Agricultura e do Centro Veterinário da Cavalaria da Polícia. Participaram do treinamento 12 FDA lotados nas Unidades Regionais de Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Dois Vizinhos, Paranavaí, Umuarama, Maringá e Guarapuava.

O treinamento contou com uma parte teórica que enfatizou aspectos da doença e técnicas laboratoriais, além de preenchimento de resenha e abordagem ao produtor. A parte prática e teve por objetivo treinar os FDA para realizar o teste de maleinização. A Coordenadora Estadual do Programa de Sanidade dos Eqüídeos, Pauline Sperka de Souza, ressaltou a importância de ter uma equipe de prontidão para atuar em todas as suspeitas de mormo de forma ágil e eficaz. “Os fiscais treinados atuarão como pontes da Coordenação do Programa em todo o Estado”, afirmou Pauline. Pauline participou do Workshop de Defesa Sanitária Animal em 2015, como palestrante do módulo de Equinos.

O Mormo é uma doença infecto-contagiosa dos equídeos, causada pela bactéria Burkholderia mallei, que pode ser transmitida ao homem e também a outros animais. A doença é de notificação obrigatória e imediata ao serviço veterinário oficial de qualquer caso suspeito. Os sinais clínicos mais comuns são descarga nasal e presença de nódulos subcutâneos.

Fonte: Adapar

 

 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube