Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Governo cria exército de defesa do agronegócio

Publicado em 06/05/2016

fiscais

O governo anunciou a criação de um “exército” para atuar na defesa do agronegócio brasileiro. Chamada de Força Nacional do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (FN-Suasa), a tropa de elite contará com 628 fiscais agropecuários de várias áreas responsáveis pela segurança do setor. O grupo terá a missão de executar medidas de prevenção, vigilância, assistência e controle de situações de risco epidemiológico e de desastres fitossanitários e zoossanitários que ameacem lavouras e rebanhos. A medida foi assinada pela presidente Dilma Rousseff e publicada em Diário Oficial nesta quarta-feira (4).

No total, 270 agentes do grupo são do próprio Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) – que elaborou a medida. O restante do grupo será formado por fiscais estaduais e municipais, entre eles médicos, veterinários e engenheiros agrônomos. A “tropa” contará com metodologia própria e será capaz de agir rapidamente de acordo com protocolos quando forem detectadas ameaças.

Na articulação do projeto estarão, segundo o governo, entidades públicas e privadas, coordenada pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). As instituições intermediárias da iniciativa serão as agências estaduais de defesa agropecuária dos estados e do Distrito Federal.

O governo não divulgou uma data de quando o grupo começa a atuar.

Com informações de Gazeta do Povo.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube