Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Curso com Joep Driessen dá início à programação do VI Simpósio Internacional Leite Integral

Publicado em 15/04/2016

joep

Dando início à programação do VI Simpósio Internacional Leite Integral, aconteceu no dia 05 de abril o Curso Pré-Simpósio, com o especialista holandês em comportamento e boas práticas de manejo na pecuária leiteira, Joep Driessen, diretor e proprietário da CowSignals Training Company.

Joep Driessen iniciou sua apresentação contando histórias de sua infância no campo, onde suas primeiras experiências com a pecuária foram ajudando seus pais na criação de ovinos. “Eu tinha 10 anos e, ajudando meu pai em alguns partos das ovelhas, notei que a cama onde elas pariam estava molhada, e minha mãe falava para meu pai que era preciso colocar mais palha seca. Ele reclamava que isso seria mais custo, e ela insistia que as ovelhas e os cordeiros precisavam de um ambiente seco e confortável. Isso ficou na minha cabeça e passei a observar atentamente vários outros detalhes na fazenda”, conta Joep.

Ao longo do dia, Joep discutiu a fundo com os participantes as necessidades básicas das vacas leiteiras: alimento, água, luz, ar, descanso e espaço. “As vacas são suas melhores consultoras de manejo. Elas dizem tudo o que você precisa saber. Mas você está sabendo ouvi-las?”, questionou o especialista.

O curso, inédito no Brasil, mostrou formas inovadoras de interpretar sinais físicos das vacas leiteiras e relacioná-los com possíveis desconfortos e necessidades do animal. Tal conhecimento pode auxiliar na detecção de doenças ou problemas de manejo, ajudando desta forma o produtor a alcançar melhores resultados zootécnicos. A equipe técnica dos Observatórios Sistema Fiep esteve presente neste importante evento do setor.



Com informações de Milk Point e Equipe Observatórios Sistema Fiep

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube