Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

VI Simpósio Internacional Leite Integral reúne setor lácteo para discutir tecnologia, manejo e automação

Publicado em 15/04/2016

simposio leite

Com mais de 700 participantes, a 6ª edição do Simpósio Internacional Leite Integral foi realizada com absoluto sucesso, nos dias 06 e 7 de abril, reunindo representantes dos diversos setores da cadeia láctea, em dois dias de imersão numa temática inovadora: Manejo e Precisão em Sistemas de Produção de Leite.

Flávia Fontes, Editora da Revista Leite Integral e idealizadora do evento, fez um discurso emocionado na cerimônia de abertura, contando a trajetória de sucesso da Leite Integral ao longo dos seus 10 anos de existência, e também do Simpósio. "Tenho a convicção de que fomos muito ousados ao propor esse tema e ao expô-lo com tanta profundidade. Mas, também estou certa de que fomos pioneiros. E como tudo tem evoluído em uma velocidade assustadora, dentro de pouco tempo, vários dos conceitos apresentados serão realidade nas fazendas, e quem participou do Simpósio irá se lembrar quando ouviu falar deles pela primeira vez", afirmou.

Precisão e automação no Brasil e no mundo

Os dois dias do Simpósio contaram com 11 apresentações, ministradas pelos maiores especialistas no assunto, nacionais e internacionais. “O Simpósio Internacional Leite Integral é o primeiro evento no Brasil a abordar amplamente o tema manejo e precisão em sistemas de produção de leite. O assunto já é muito discutido em diversos países do mundo, e o Simpósio foi extremamente inovador ao trazer esta discussão aos produtores brasileiros”, enfatizou Luiz Gustavo Ribeiro Pereira, pesquisador da Embrapa Gado de Leite, que falou sobre a “Pecuária de Precisão no Brasil”.

Segundo Ephraim Maltz, pesquisador do Institute of Agricultural Engineering, em Israel, “hoje existem muitos sensores capazes de detectar diversos parâmetros dos animais, como movimentação de pernas, movimento de cabeça, comportamento alimentar, etc., que podem colaborar muito para a identificação de animais em cio, próximos ao parto, alguns problemas metabólicos, entre outros”, afirmou em sua apresentação.

Júlio Giordano, professor da Cornell University, EUA, mostrou tecnologias de monitoramento desenvolvidas nos últimos anos, desde o desenvolvimento de brincos, colares, bolus ruminais, e outras tecnologias disponíveis em alguns países para monitoramento do leite, e como as mesmas podem ajudar o produtor a identificar rapidamente vacas que estão sofrendo com alguns distúrbios, ajudando no tratamento precoce.

Após o sucesso absoluto do curso pré-simpósio, abordando as necessidades básicas das vacas e como manejá-las corretamente para que sejam felizes e produzam mais, Joep Driessen, da CowSignals Training Company, trouxe ao público um novo tema: “O que o comportamento das bezerras pode nos dizer sobre sua saúde, manejo e bem-estar?” Segundo o especialista, na maioria das fazendas leiteiras faltam os cuidados básicos no setor de criação das bezerras: ambiente seco e protegido, com uma cama quente e macia, e fornecimento adequado de leite. Ian Yule, professor de Agricultura de Precisão na Massey University, na Nova Zelândia, mostrou ao público algumas ferramentas para manejo intensivo de pastagens. 

No segundo dia do evento, os médicos veterinários Marcelo Neves Ribas e Luigi Francis Lima Cavalcanti, doutores em Zootecnia e proprietários da Intergado Tecnologia, falaram sobre a “Utilização de dados como suporte para tomada de decisão na pecuária leiteira de precisão”. Eles apresentaram um experimento que avaliou o consumo de alimentos e comportamento alimentar de bezerras e novilhas, e também como ocorre o funcionamento de sensores, gerando e transmitindo os dados coletados.

Na sequência, Fernando Sousa, Zootecnista da DSM Tortuga, falou sobre “Sintonia fina da dieta: uso de enzimas e pró-vitaminas com o objetivo de aumentar a eficiência produtiva e reprodutiva”.

Para discutir o “Aumento da eficiência reprodutiva por meio de ferramentas de precisão e manejo”, o evento contou com a apresentação de Bruna Silper, doutoranda em Reprodução Animal na University of British Columbia (UBC), no Canadá. Bruna explicou como podemos utilizar ferramentas de precisão para detecção de cio e manejo reprodutivo. Segundo a palestrante, os sistemas e sensores são eficientes para detecção de cio, mas é necessário ter outra estratégia para vacas que não estão ciclando. “Com uso dos sistemas temos os benefícios do conhecimento do início do cio e da duração do cio para melhor sincronia entre IA e ovulação”, afirmou.

Marina Danés, professora do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras, falou sobre “Nutrição de precisão, visando o aumento da eficiência produtiva”. Ela iniciou a apresentação afirmando que a nutrição é responsável pelo maior custo dentro da fazenda. Danés mostrou a importância da divisão dos animais em lotes de acordo às suas necessidades nutricionais. “Quanto mais uniforme for o lote, maior o valor do consumo de matéria seca”, afirmou. Ela também ressaltou a importância de se manter a constância da dieta. “É fundamental que a dieta formulada, preparada e oferecida no cocho seja a mesma, ou seja, que não sofra variações neste processo. Variabilidade é o inverso de precisão!”, alertou.

Em seguida, Leonardo Dantas da Silva, Médico Veterinário da Elanco, apresentou “Análise de Índices: como automatizar sem perder a precisão”. Durante sua apresentação, ele ressaltou alguns critérios para registros de dados, e como utilizá-los para decisões impactantes dentro da fazenda leiteira.

Por fim, João Ricardo Alves Pereira, Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, apresentou diversos aspectos positivos da “Produção terceirizada de forragem”, tanto para o produtor de leite, quanto para o agricultor que vende a forragem. “A terceirização da produção de forragem pode colaborar para a profissionalização da atividade, de forma que o produtor de leite poderá concentrar seus esforços e recursos ‘no que sabe fazer’ (manejo, reprodução, sanidade, ordenha), além de garantir volumoso de qualidade o ano todo”, afirmou.

Flávia Fontes fez o encerramento do evento, contando aos participantes os planos para o próximo evento. "Já estamos trabalhando na construção da proposta de tema que será abordado em 2017 para, em breve, apresentá-la e abrir uma ampla discussão com o nosso público. O 7º Simpósio Internacional Leite Integral será construído a várias mãos!", afirmou a Editora da Revista Leite Integral e idealizadora do evento.
 

Rota Estratégica da Biotecnologia Aplicada à Indústria Animal

Um evento como este é de extrema importância para toda a Indústria Animal. Analisando as ações, áreas temáticas e interações que ocorreram, encontramos completa sinergia com as Visões de Futuro, Fatores críticos e Ações propostas pelos especialistas durante a elaboração do Roadmapping da Biotecnologia Aplicada à Indústria Animal (Acesse aqui esta publicação completa).

 
Com informações de Milk Point e Equipe Observatórios Sistema Fiep.


Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube