Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Excesso de sódio faz mal para cães e gatos? Resposta no CBNA Pet

Publicado em 30/03/2016

CBNA Pet

Profa. Dra. Marcia de Oliveira Sampaio Gomes, da FMVZ/USP, irá discutir e apresentar pesquisas científicas disponíveis sobre esse e outros assuntos no evento, que ocorrerá entre 13 e 14 de abril em Campinas.

Sódio, excesso faz mal? Por que cães de raças grandes e gigantes apresentam fezes moles? Esses problemas, que têm ocupado as mentes tanto dos profissionais que atuam na indústria quanto dos pesquisadores das universidades serão abordados durante o XV Congresso CBNA Pet 2016, em 13 e 14 de abril no Expo D. Pedro (Campinas), durante apresentação da Profª Dra. Marcia de Oliveira Sampaio Gomes, da FMVZ/USP. A palestrante, com ampla experiência em nutrição de cães e gatos, irá discutir esses assuntos e apresentar as pesquisas científicas disponíveis.

O assunto torna-se ainda mais pertinente levando-se em conta a “humanização” de cães e gatos numa sociedade na qual o Sódio é um nutriente emblemático para o ser humano. Dessa forma, preocupações quanto à ingestão excessiva desse macroelemento são erroneamente transferidas para os animais. Além disso, cães de grande porte e gigantes mais facilmente produzem fezes moles, mas a causa da condição não é uma baixa digestibilidade, como normalmente se pensa: esta na fisiologia digestiva e fermentação de fibras no colon. Não por acaso, esses são dois pontos importantes serão discutidos no CBNA Pet.

Além de nutrição, o CBNA Pet 2016 também debaterá processo, segurança, mercado do pet food e sua “humanização”. Durante o evento será conhecido o vencedor da sétima edição do Prêmio CBNA de Pesquisa, que também dará direito ao Prêmio de Internacionalização da Pesquisa. O CBNA Pet 2016 ocorrerá em conjunto com a Expo Pet Food, Expo Aqua Feed e demais eventos da FIAI (Feira Internacional da Agroindústria, Tecnologia e Processamento).

Até o momento o CBNA Pet 2016 conta com o patrocínio da AFB, Alltech, Biorigin, DSM, Ferraz Maquinas, Kemin, Manzoni, M.Cassab, Royal Canin, Salus, SPF, Waltham, e colaboração da Adisseo, Envirologix e Hemoprot.

AGENDA:
XV Congresso CBNA Pet
Data do evento: 13 e 14 de abril de 2016
Expo D. Pedro — Campinas (SP)
Colégio Brasileiro de Nutrição Animal
Hashtag nas mídias sociais: #CBNAPet
Saiba mais em http://www.cbna.com.br
Fone (19) 3232-7518; email cbna@cbna.com.br

 

Fonte: Assessoria de Imprensa - CBNA

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube