Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

AveSui 2016 debaterá a produção livre de antibióticos

Publicado em 30/03/2016

A produção livre de antibióticos é possível? Essa é uma pergunta que toda a cadeia produtiva de proteína animal tem levado em consideração. Os antibióticos, empregados para prevenção de doenças na avicultura e suinocultura, se utilizados de maneira adequada, aumentam a produção de carne e possibilitam aos produtores fornecerem produtos seguros e saudáveis aos consumidores. Atenta a esta relevante discussão mundial, a AveSui – Feira da Indústria de Aves e Suínos terá um painel sobre o tema, trazendo renomados pesquisadores para debater sobre o assunto.

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Aves e Suínos, Dra.Vivian Feddern, o uso excessivo e incorreto tanto em animais produtores de alimentos quanto em seres humanos, acelera a seleção de cepas bacterianas resistentes. Consequentemente, um número crescente de consumidores gostaria de comprar carne proveniente de animais que não foram tratados com antibióticos.

Dra. Vivian irá levar a discussão para a 15ª edição da AveSui 2016, onde coordenará, junto com o vice-presidente executivo do Sindirações, Dr. Ariovaldo Zani, o painel Saúde Animal – Produção Livre de Antibióticos. É possível?”. “A percepção de sanidade cresce gradualmente entre os consumidores, embora de maneira equivocada, inclusive nos mercados emergentes, onde cidadãos têm se atentado para as modernas técnicas de criação animal”, destaca Zani.

Também no Painel Saúde Animal serão abordados ainda os temas: “Panorama de doenças transmitidas por alimentos (DTAs) no Brasil e no mundo”, com a Dra. Marisa Ribeiro de Itapema Cardoso; “Atributos de qualidade físio-química, sensorial e microbiológica de produtos derivados de frangos e suínos”, ministrado pela Dra. Carmen Josefina Contreras Castillo; “Inspeção de carnes no Brasil, exigências para importação e exportação”, abordado pela Dra. Elenita Ruttscheidt Albuquerque; e fechando o painel, Dr. Ariovaldo Zani questiona: “Os antibióticos resistem à comunicação?”.

Com informações de Sociedade Nacional de Agricultura

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube