Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

França registra caso suspeito de doença da vaca louca

Publicado em 23/03/2016

A França investiga um caso suspeito de encefalopatia espongiforme bovina (BSE, na sigla em inglês) na região nordeste de Ardennes, disse o Ministério da Agricultura nesta terça-feira.

Se confirmado, seria o primeiro caso de BSE, comumente conhecida como doença da vaca louca, na França desde 2004. Isto poderia atingir as exportações de carne bovina em um momento em que os produtores já estão em dificuldades.

Amostras da vaca de cinco anos de idade foram enviadas a um laboratório de referência na Grã-Bretanha e os resultados dos exames são esperados dentre 8 e 10 dias, disse uma autoridade do ministério.

Um novo caso da doença da vaca louca provavelmente alteraria o nível de risco oficial para BSE da França, definido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês). A França recuperou o nível mais seguro, de "risco insignificante", ano passado, com o país demonstrando que o último animal nativo infectado havia nascido onze anos antes.

Vários países incluindo África do Sul, Arábia Saudita, Vietnã e Cingapura suspenderam embargos à carne bovina francesa após a decisão da OIE.

O setor de criação de animais da França está atualmente enfrentando uma crise severa, atraindo protestos de produtores e promovendo esquemas de ajuda nacionais e da União Europeia.

Com informações de Agrolink

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube