Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Uruguai reforça controles perante caso de mormo equino no Brasil

Publicado em 19/01/2016

mormo

O governo do Uruguai informou na última quarta-feira (13/1) que reforçou as medidas de vigilância epidemiológica para diminuir o risco de introdução no país do mormo equino, doença que pode ser transmissível ao homem e que foi detectada na cidade brasileira de Quaraí, na fronteira com o Uruguai.

O Ministério de Pecuária, Agricultura e Pesca do país vizinho expressou em comunicado que se mantêm as medidas que proíbem atividades de circulação e concentração de equinos em um raio de 50 quilômetros a partir da fronteira com o Brasil, assim como o controle dos movimentos nos estabelecimentos que abrigam equinos, com destino a revenda e trabalhos.

Por outro lado, o Ministério assinalou que continua a troca de informação entre as autoridades sanitárias de ambos países e o estudo na circulação de animais para otimizar a vigilância sanitária na região.

O coordenador e assessor da Direção Geral dos Serviços Criadores de Gado, José Gallero, garantiu que se está trabalho de forma coordenada para manter a condição sanitária do país atendendo toda suspeita fundada de mormo.

Trata-se de uma doença contagiosa dos equinos, transmissível ao homem, caracterizada principalmente por ulceração e fluxo da mucosa nasal e infarto dos gânglios linfáticos próximos.

Sobre o caso positivo da doença em animais de Quaraí, Gallero informou que este vinha sendo estudado há algum tempo pelas autoridades sanitárias desse país.

Desde 2015 se realizaram cerca de 2.000 movimentos de equinos da região de fronteira ao resto do país, que foram submetidos a testes de maleína, com resultados negativos em todos os casos.

Além disso, no marco das medidas de vigilância, amostras de sangue enviadas ao laboratório do Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar da República Argentina também resultaram negativas.

Com informações de Globo Rural

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube