Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Projeto busca monitorar gases da pecuária

Publicado em 25/11/2015

A Dow AgroSciences assinou, no dia 24 de novembro, em São Paulo, um memorando de entendimento (MoU) com o Grupo Roncador para o desenvolvimento do Projeto Carbono Araguaia, que está sendo conduzido na Fazenda Água Viva, em Cocalinho, MT, e visa monitorar o efeito de práticas sustentáveis sobre as emissões de gases de efeito estufa pela pecuária. Os créditos de carbono apurados no projeto serão usados para mitigação das emissões registradas durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, que têm a Dow como parceira oficial.

O projeto Carbono Araguaia faz parte de uma iniciativa maior do Grupo Roncador, o Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável no Vale do Araguaia (batizado de Programa Liderar), que busca organizar os produtores em torno de interesses comuns e difundir tecnologias que permitam recuperar pastagens degradadas, fazer regularização ambiental, rastreabilidade e melhorar a produtividade das fazendas.

A proposta é mensurar as reduções de emissões de 1.000 ha de pastagens da Fazenda Água Viva e outros 50 mil hectares de parceiros do Programa Liderar, que conta com o apoio da Associação Nacional dos Confinadores (Assocon) e do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS). Para a análise da mitigação dos gases do efeito estufa será utilizada a ferramenta do GHG Protocolo Agrícola, uma metodologia pioneira na pecuária desenvolvida pelo World Resource Institute (WRI), com base em dados da Embrapa.

Com informações de Portal DBO

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube