Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Manejo correto é essencial para qualidade de vida de bezerros

Publicado em 18/11/2015

vacas e bezerros

A média da mortalidade de bezerros do rebanho brasileiro é de 8%. Com o manejo adequado, a Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP) conseguiu reduzir esse valor pela metade, apresentando resultados significativos quanto aos procedimentos adotados com os recém-nascidos.

É comum que pastos em geral apresentem micro-organismos que causam diarreia, principal causa da morte de bezerros recém-nascidos. Para que isso não aconteça, o veterinário Raul Mascarenhas, da Embrapa Pecuária Sudeste, recomenda que, três meses antes dos nascimentos, o piquete maternidade ao qual as vacas serão direcionadas seja isolado do trânsito de animais para que não haja contaminação do local.

Na Embrapa Pecuária Sudeste, logo após o parto, a mãe e o filhote são pesados, a condição do bezerro é avaliada e os animais recebem chip e brinco de identificação. Também é realizada a cura do umbigo com solução de álcool iodado a 7,5% e a aplicação de um endoectocida, remédio que entre outras funções mata as larvas de mosca e evita o aparecimento de bicheira nos lugares onde o animal tem tecido vivo exposto, tais como umbigo e local de colocação do brinco.

Nas primeiras seis horas de vida, o animal deve ser supervisionado para assegurar que ele mamou o colostro, primeiro leite secretado pós-parto, considerado "a primeira vacina" que o recém-nascido recebe.

Quanto à nutrição, Mascarenhas conta que as vacas alimentam-se principalmente do pasto disponível na fazenda. Caso o pasto se esgote, os animais passam a receber silagem no cocho. Os filhotes mamam até os oito meses de idade, no caso dos bovinos de corte. "Algumas vezes, os bezerros são rejeitados e, nesta situação, o produtor precisa encontrar uma mãe de leite para o filhote ou fornecer leite de outras vacas na mamadeira, duas vezes ao dia", acrescenta.

Com informações de EMBRAPA

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube