Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Suplementação alimentar com insetos vivos na dieta dos frangos

Publicado em 06/11/2015

Leon Marchal, nutricionista e diretor de inovação em For Farmers, comentou sobre o assunto. "Na pesquisa, o mais importante é saber se os pintinhos estão crescendo de forma saudável e com índices adequados  em comparação com uma dieta tradicional. Também queremos analisar se o comportamento natural dos frangos de corte vão melhorar como resultado da adição de insetos vivos. Se este projeto tiver sucesso, será um passo importante para uma maior sustentabilidade dentro da indústria. "

Fazenda experimental For Farmers

O julgamento está sendo realizado na fazenda experimental  da For Farmers, em Nijkerk, Países Baixos, onde um total de 1.000 pintos estão sendo alimentados em quatro grupos diferentes. Um grupo de controle irá receber uma dieta tradicional, enquanto aos restantes será dada 5%, 10% ou 15%, respectivamente, de de larvas de mosca soldado negro. O alto teor de proteína dessas larvas equivale a 75% de uma proteína, como a soja.

"As larvas desta espécie são verdadeiramente onívoros e são relativamente fáceis de crescer", de acordo com Albert Dijkslag, Poultry Gerente de Inovação da For Farmers. "Isso também irá resultar em lucro para o agricultor e maior sustentabilidade. Estas larvas são cultivadas em fluxos residuais da indústria de alimentos. Estes fluxos residuais e da proteína dentro deles, de outra forma, acabam em biomassa (combustível), mas agora elas estão disponíveis como alimentos. Se a pesquisa for bem sucedida, vamos ter encontrado uma fonte alternativa de proteína", completa.

Nutrição e comportamento natural

A pesquisa  começou com os frangos de corte no verão. Os resultados iniciais são esperados em setembro.  As várias partes envolvidas devem levar algum tempo antes de completar a grande escala de dietas com insetos vivos e poder ser introduzidos na prática. "A aplicação é atualmente muito cara. Mas é definitivamente um bom primeiro passo. Se vermos resultados positivos, vamos continuar com a otimização e desenvolvimento da pesquisa ", explicou Dijkslag. Marchal acrescentou: "O bom aqui é que as galinhas em estado selvagem são naturalmente onívoras e os insetos seriam característicos de sua dieta. O resultado do projeto, portanto, poderia ser o de ajudar as aves a expressar mais seu comportamento natural".

Com informações de World Poultry.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube