Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Nascem as primeiras bezerras simgir do Brasil

Publicado em 13/10/2015

Simgir

Na fazenda Vertente Grande, em Uberlândia (MG), no mês de julho, nasceram os primeiros 15 exemplares de bezerras simgir do Brasil. A raça estreante resulta da cruza entre simental e gir leiteiro. A novidade veio das mãos de Sérgio Vieira Attie, que tem o Projeto Simgir, para introduzir no país a raça mestiça que já é comum em outros países da América do Sul e Central.

Segundo o pecuarista, todas nasceram saudáveis, padronizadas na cor vermelha e mancha branca na cara, e com a melhor genética do plantel: matrizes simental SVA e do touro gir Tabu TE, da Calciolândia. Reúne as melhores características de cada raça, como a habilidade materna, rusticidade, fertilidade e habilidade dupla para corte leite da raça simental; e capacidade leiteira com menor exigência alimentar e bom temperamento da gir leiteira para ordenha tanto manual como mecanizada.

A nova raça é perfeita para as condições brasileiras de produção. “Clima, pasto, manejo, mineralização precisam ser adequados a nossa realidade, inclusive e, principalmente econômica. Temos um rebanho criado exclusivamente a pasto, produzindo carne e muito leite”, diz Attie.

Mais 25 nascimentos estão previstos para até outubro de 2015. Outros touros e matrizes devem ser incluídos na cruza. Quem estiver interessado em participar do Projeto Simgir, deve contatar a equipe do Simental Verde Amarelo para receber informações detalhadas sobre a parceria, registro dos animais, calendário de manejo e comercialização de produtos.

“Outro diferencial será os filhos destes animais F1 Simgir. Quando forem fêmeas irão para a produção leiteira. Quando forem machos terão grande valor comercial para corte. Somando todos esses benefícios daremos ao produtor o que ele mais procura: lucratividade. Quem quiser ter muito leite a pasto e pouca despesa, o caminho esta aqui”, conclui Sérgio Attie.

Com informações de Globo Rural

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube