Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Caso de vaca louca é registrado em fazenda britânica

Publicado em 13/10/2015

EEBAs autoridades sanitárias britânicas identificaram um caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), o mal da vaca louca, em uma fazenda de Gales, informou nesta quinta-feira (1/10) o governo regional.

O caso foi detectado em um animal morto que não chegou a entrar na cadeia alimentar, explicou a vice-ministra galesa de Agricultura e Alimentação, Rebecca Evans, que o qualificou como um fato "isolado".

O Reino Unido realiza controles sanitários em todas as vacas de mais de quatro anos que morrem em fazendas para evitar a propagação da doença, que teve um caso confirmado no país em 2014 e três em 2013.

"A identificação deste caso demonstra que os controles que projetamos estão funcionando bem", disse Evans, enquanto a Agência de Saúde Pública e Padrões Alimentares de Gales garantiu não haver risco para a saúde humana por este caso.

A vice-ministra sustentou que "a carne bovina de todo o Reino Unido continua a ser produzida de acordo com as normas da Organização Mundial de Saúde Animal".

Por causa da crise da vaca louca, que iniciada na década de 1990 no Reino Unido, a União Europeia (UE) vetou a exportação de carne britânica ao resto dos países-membros de março de 1996 até maio de 2006.

O executivo autônomo galês ressaltou que continuam as investigações para determinar as circunstâncias em que surgiu este caso da doença, que pode ser transmitida aos humanos, causando uma variedade da síndrome de Creutzfeldt-Jakob, uma infecção neurológica.

Diagnosticada pela primeira vez em 1985 no Reino Unido, o mal das vaca louca é uma doença degenerativa do sistema nervoso central dos bovinos que se caracteriza por uma série de alterações no comportamento que causam a morte.

Os animais que desenvolvem EEB se tornam nervosos e agressivos, reagem exageradamente a pequenos estímulos, apresentam falta de coordenação, têm dificuldades para contornar obstáculos e sofrem tremores.

Com informações de Globo Rural

 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube