Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Mini curso de atualização para RT's de laticínios promove a troca de experiências entre profissionais

Publicado em 30/09/2015

RTs de laticínios discutem a responsabilidade profissional em seminário
clique para ampliarclique para ampliarMini curso de Responsabilidade Técnica em Laticínios (Foto: CRMV-PR)

No dia 23/09/2015, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná promoveu o mini curso de Atualização para Responsáveis Técnicos de Laticínios. O evento aconteceu na sede da EMATER/ Paraná, no período da tarde, e foi parte do VI Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite. A equipe dos Observatórios FIEP esteve presente neste importante evento. 

O seminário reuniu aproximadamente 40 profissionais do Paraná e até mesmo de Santa Catarina para discutir a responsabilidade dos profissionais de RT na qualidade do leite produzido no país.

O evento contou com três palestras, sendo aberto pelo Sr. Eliel de Freitas, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná, que abordou aspectos referentes à legislação pertinente à atividade de responsabilidade técnica. O palestrante destacou também a importância do responsável técnico dentro da cadeia produtiva. Em seguida, o médico veterinário Rafael Stédile demonstrou a funcionalidade do novo sistema de registros da atividade do Responsável Técnico, o SISTEMART, que substitui o termo de constatação e recomendação e o laudo informativo. Tal sistema traz maior segurança na atividade como RT.

O evento teve continuidade com a palestra proferida pelo médico veterinário, delegado do CRMV-PR em Londrina, Paulo T. Hiroki, que destacou que a discussão aberta sobre um tema desta relevância auxilia os profissionais a se conscientizarem da responsabilidade que carregam. “A qualidade do leite é, sim, responsabilidade do RT. E nós como Conselho não somos meros fiscalizadores da profissão, temos a obrigação de abrir temas para discussão e ajudar na formação deste profissional”, afirmou. Como extensionista da Emater, Hiroki aproveitou o encontro para dividir suas experiências nas propriedades rurais às quais dá assistência.

O evento foi finalizado com a palestra do médico veterinário Eduardo Grochowicz, que abordou aspectos práticos da produção leiteira e o papel de todos os envolvidos na cadeia para a garantia de um leite de qualidade.

Durante o evento, diversos profissionais envolvidos na atividade tiveram a oportunidade de discutir assuntos pertinentes e entraves para a execução de sua atividade como responsáveis técnicos. 

O evento oportunizou um crescimento e desenvolvimentos destes profissionais, que são essenciais para a garantia de um leite de qualidade e o sucesso da cadeia produtiva.

Fonte: Observatórios

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube