Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Aplicativo para smartphone permite calcular a produção de biogás a partir de resíduos da criação animal

Publicado em 29/09/2015

clique para ampliarclique para ampliarAplicativo que calcula a produção de biogás (Foto: Globo Rural)

A incubadora tecnológica Esalqtec, da Escola Superior Luiz de Queiroz, de Piracicaba (SP), em um trabalho conjunto com a startup CH4, desenvolveram um aplicativo para smartphones, uma ferramenta que permite aos agropecuaristas o cálculo de quanto um rebanho pode gerar de biogás. O app se chama Biogás Simulator.

Pedro Chamochumbi, tecnólogo em biocombustíveis, e criador do aplicativo, diz que a ferramenta pode ajudar a determinar a escolha do melhor digestor, calcular a quantidade de dejetos necessários ou a de biogás gerado a partir do número e idade dos animais do rebanho. “O pecuarista tem uma ideia exata do potencial de biogás da sua produção”, explica.

Chamochumbi conta que através de uma interface simples, o usuário fornece a quantidade, a espécie e o estágio de crescimento dos animais a serem avaliados.

O app elabora um relatório, mostrado na tela do telefone, e os dados permitem ao usuário verificar possíveis ganhos econômicos, energéticos e ambientais da produção de biogás por meio dos resultados. O aplicativo é gratuito e ainda neste ano, a CH4 vai lançar simulações feitas a partir de lixo urbano, lodo de esgoto e outros resíduos agrícolas.

De acordo com Chamochumbi, a maior procura pelo aplicativo tem sido de clientes que desejam produzir biogás para uso próprio, assegurando a autossuficiência energética da propriedade, além do saneamento ambiental e a economia ao substituir adubos químicos por biofertilizante.

O aplicativo CH4 – Biogas Simulator pode ser baixado gratuitamente e outras informações podem ser obtidas neste site. Ainda neste ano, a startup deve lançar uma nova versão do aplicativo com novo visual e mais funcionalidades.

Com informações de USP e Globo Rural.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube