Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Reduzida ameaça de extinção do caprino Marota

Publicado em 05/08/2015

clique para ampliarclique para ampliarCaprinos da raça marota mantidos pela Embrapa. A importância da variabilidade genética em um rebanho é evitar a perda de vigor causada pela endogamia (Foto: Fernando Sinimbu)
O mapa genético do caprino Marota, traçado recentemente, trouxe uma boa notícia para os pesquisadores e criadores da raça: a ameaça de extinção desse animal está afastada a curto e médio prazos. O estudo constatou que a diversidade genética entre os 108 animais do plantel de pesquisa da Embrapa Meio-Norte, em Teresina (PI), é ampla o suficiente para multiplicar com segurança a população da raça. 
 
A boa-nova está na tese de doutorado em Ciência Animal da Universidade Federal do Piauí, elaborada pela bióloga Jeane de Oliveira Moura, professora do Instituto Federal de Educação no Piauí. O caprino marota ocupa posição de destaque na lista de animais ameaçados de extinção, segundo relatório da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). O estudo revela também que, a cada mês, uma raça de animal domesticada é extinta no mundo.
 
A importância da variabilidade genética em um rebanho, segundo Jeane Moura, é evitar a perda de vigor causada pela endogamia, reprodução entre animais de parentesco próximo, consanguíneos, refletindo em menor capacidade de reprodução e maior probabilidade de ocorrência de doenças genéticas.
 
O trabalho da bióloga começou há nove meses e foi fundamentado nos estudos de variabilidade e diversidade genética do plantel da Embrapa. A ideia do mapeamento era conhecer o fluxo gênico (passagem de um determinado gene de uma geração à outra) para que os cientistas pudessem conduzir melhor e com mais segurança trabalhos de melhoramento genético e conservação da raça. 
 
A coleta de amostras do material biológico, cerca de três mililitros de sangue de cada animal, foi o primeiro passo. Enviado ao laboratório Deoxi Biotecnologia, no Município de Araçatuba, em São Paulo, o material foi submetido à moderna tecnologia de genotipagem, o BeadChips, que contém mais de 50 mil marcadores moleculares. A análise confirmou a variabilidade e a diversidade genética do plantel.
 
A partir de agora, a equipe da Embrapa e da Universidade Federal do Piauí vai propor um modelo de manejo genético que busque o acasalamento de animais distintos geneticamente, para manter a maior proporção de variabilidade da raça Marota. 
 
"O outro foco do estudo," diz a professora, "será o descarte dos animais geneticamente semelhantes, já que manter um plantel sem variabilidade não atinge o objetivo maior, que é a preservação da raça". Esse esforço é importante para melhor uso dos recursos disponíveis à pesquisa na região Nordeste. O trabalho manterá informações genéticas para futuros cruzamentos com raças sem resistência a doenças, seca e altas temperaturas.
 
Mais de mil indivíduos para afastar extinção
 
A ciência estabeleceu que um grupo de animais domésticos é considerado em risco de extinção quando existem menos de 100 fêmeas no rebanho ou menos de   20 em reprodução. O alerta dos cientistas é que, assim como os animais silvestres, os grupos genéticos dos animais domésticos ameaçados de extinção não podem ser recriados, sendo uma perda irreversível à biodiversidade, à agricultura e à alimentação.
 
Para a pesquisadora Adriana Mello, da Embrapa Meio-Norte, e orientadora da bióloga Jeane Moura, quanto menor o tamanho de uma população animal, mais vulnerável ela está às variações demográficas e ambientais e a fatores genéticos que podem levá-la à extinção. Portanto, segundo Adriana, a ameaça de extinção da raça Marota só vai desaparecer se o número de reprodutores e matrizes de puro-sangue   superar mil exemplares. O animal puro-sangue é aquele que não passou por cruzamento ou recebeu material genético de outra raça. 
 
Ela acredita que a multiplicação dos rebanhos de marota em parceria com produtores é a base da luta dos pesquisadores pela conservação da raça. Segundo Mello, se for mantida a diversidade genética no núcleo de conservação da marota na Embrapa, a multiplicação de animais elevará o tamanho da população e acabará de vez o risco de desaparecimento, pondo fim ao ciclo de ameaça de extinção, conhecido no meio científico como "vórtex de extinção".
 
Simpósio Internacional sobre raças nativas
 
Teresina vai sediar, de 19 a 22 de agosto próximo, no Parque de Exposições Dirceu Mendes Arcoverde, o I Simpósio Internacional de Raças Nativas: sustentabilidade e propriedade intelectual-2015. O evento, que é uma realização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com apoio da Embrapa, vai reunir pesquisadores e professores do Brasil e do exterior, que discutirão também a conservação e melhoramento de recursos genéticos animais e sistemas produtivos sustentáveis. Paralelamente ao simpósio, serão realizadas a I Exposição de Raças Nativas Brasileiras, a Exposição Nordestina de Anglo-Nubiano e a ExpoTeresina.
 
Com informações de Embrapa.
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube