Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

IBGE mostra Paraná entre três primeiros estados em valor agregado da indústria

Publicado em 15/07/2015

clique para ampliarclique para ampliarSetor de alimentos é o mais representativo do Paraná (Foto: Agência Fiep)

O Paraná superou Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro e passou a ocupar a terceira colocação no valor agregado da indústria de transformação do País. Os dados são da Pesquisa Industrial Anual (PIA), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa mede quanto a indústria de transformação agrega de valor à matéria-prima empregada na fabricação dos produtos. 

Em 2013, o Paraná alcançou uma participação recorde de 8,4% no valor da indústria de transformação do País, atrás apenas de São Paulo (39,1%) e Minas Gerais (9,4%). A indústria da transformação do Estado somou R$ 77,5 bilhões dos R$ 923 bilhões gerados pelo Brasil. 

“Estamos colhendo os resultados esperados com a política de desenvolvimento econômico adotada a partir de 2011”, afirma o governador Beto Richa. “Vivemos o maior ciclo de expansão industrial da história do Paraná, graças ao diálogo com o setor produtivo, ao ambiente de segurança jurídica criado no Estado e ao programa de incentivo fiscal, além dos investimentos em infraestrutura”, diz Richa.

ADENSAMENTO
Essa é a segunda vez que o Paraná atinge a terceira colocação - a primeira foi em 2011. “O Paraná viveu um adensamento industrial nos últimos quatro anos que fortaleceu a indústria de transformação no Estado. Comparativamente, recebeu muito mais investimento desse setor do que estados como Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro”, diz Julio Takeshi Suzuki Junior, diretor presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes). 


SETORES
Não por acaso, a fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias foi a de maior destaque em 2013, com um aumento de participação de 17% para 21% no valor agregado da indústria de transformação do Paraná, segundo o IBGE. O setor encostou, pela primeira vez, na indústria de alimentos, que teve uma participação de 21,6%. Em compensação, houve queda no valor agregado da indústria de coque, produtos derivados de petróleo e biocombustíveis – a participação passou de 16% para 13,1%. 


EMPREGOS
Segundo o IBGE, a indústria do Paraná empregava 703,9 mil pessoas em 2013, 5% mais do que em 2012. O setor líder na geração de vagas foi o de alimentos, com 26% do total de ocupados, seguido pelo de vestuário, com 10,6%, e pelo de veículos automotores, com 6,7%. 


TENDÊNCIA
Apesar dos avanços nos últimos anos, a indústria do Estado vive um momento de desafios, pressionada por aumento de custos e pela retirada, por parte do Governo Federal, das condições que impulsionaram o consumo nos últimos anos, de acordo com Roberto Zürcher, da Fiep. “Para manter esses avanços, o setor terá que ter apoio para superar as dificuldades da economia brasileira, que vêm afetando a atual produção e a venda dos produtos industriais”, acrescenta. 

Confira aqui tabela do Valor Agregado 

 

Com informações de Agência Estadual de Notícias.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube