Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Secretaria de Agricultura inaugura laboratório certificado para identificar influenza aviária

Publicado em 07/07/2015

Brasil ainda não apresenta nenhuma ocorrência da doença, mas se antecipa na estrutura de diagnósticos
clique para ampliarclique para ampliarBrasil ainda não apresenta nenhuma ocorrência da doença, mas se antecipa na estrutura de diagnósticos (Foto: Getty Images)

O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, entregaram no dia 02 de julho, em Descalvado, o novo Laboratório de Controle Microbiológico do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola (Captaa), do Instituto Biológico (IB), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O laboratório atestará a sanidade dos plantéis avícolas para as doenças de influenza aviária e laringotraqueíte, indispensáveis para exportação. O laboratório do IB é acreditado junto ao Inmetro pela norma ISO 17025, em todos os escopos de diagnósticos exigidos pelo Mapa.

O Instituto Biológico, ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), já realiza análises microbiológicas em fábricas de rações no Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola, desde 2009, assim como os ensaios para diagnósticos de doenças das aves. Com o novo espaço, o IB pretende aumentar consideravelmente as oito mil análises que já realiza, ser acreditado pelo INMETRO e credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para poder emitir resultados oficiais de ensaios laboratoriais em produtos destinado ao mercado externo. A expectativa é que o IB consiga esta certificação em um ano.

O Governador Geraldo Alckmin destacou os trabalhos realizados pelo IB, principalmente pelo Captaa no setor avícola. “Fico muito feliz em abraçar essa equipe campeã, esse Laboratório é estratégico para segurança alimentar, aqui serão feitas análises de doenças como a influenza aviária, laringotraqueite entre outras. O Setor avícola está crescendo, gerando emprego e renda e a exportação é vital para o desenvolvimento e o fato de São Paulo ter sanidade e certificação faz toda a diferença”, disse.

Com o crescimento do setor avícola, as cadeias de distribuição exigem mais dos seus fornecedores em termos de qualidade e segurança dos produtos. Assim, a segurança alimentar assume particular importância no cotidiano, sendo cada vez mais um elemento obrigatório para os consumidores.

O investimento para construção do novo espaço para o laboratório e a compra de equipamentos foi de R$ 1 milhão, sendo R$ 836 mil oriundos do Tesouro do Estado e o restante de captação do Instituto Biológico. Com a nova unidade, espera-se aumentar a capacidade operacional do Instituto, implementar novos ensaios laboratoriais, incrementar a prestação de serviços, ampliar suas linhas de pesquisa científica, melhorar o atendimento aos setores do agronegócio e aumentar o número de clientes. Atualmente, o IB realiza análises de qualidade microbiológica de alimentos para empresas de São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Pernambuco.

O Laboratório de Patologia Avícola do IB é o único do Estado de São Paulo e um dos poucos no Brasil que atesta a sanidade dos plantéis avícolas para as doenças de influenza aviária e laringotraqueíte, indispensável para o trânsito internacional com vistas à exportação de material genético.

De acordo com o diretor do Captaa, Guilherme de Castro, a produção de alimentos com matéria-prima de origem animal traz riscos de contaminação dos produtos, por conta dos microrganismos presentes nos animais e das condições de higiene durante o processamento. “A transmissão desses microrganismos aos alimentos pode afetar severamente a saúde dos consumidores, por isso a importância do laboratório, para garantir a oferta de alimentos de origem animal aptos ao consumo, resguardando as condições higiênico-sanitárias e tecnológicas”, afirma o pesquisador.

O mercado de rações é outro segmento importante que poderá ser atendido pelo Instituto Biológico. A pesquisadora do IB, Ana Maria Iba Kanashiro, explica que a comercialização de ração para cachorro não exige análises relacionadas à salmonela. A salmonela provoca doenças em humanos, daí o interesse das indústrias de ração nesse tipo de análise. “Hoje, os pets são muito próximos aos humanos. As empresas buscam análises de salmonela, pois há o risco de uma criança ingerir a ração animal e infectar-se, por exemplo”, explica. Ana Maria lembra que o laboratório do Instituto fica localizado em uma região conhecida como a “Capital Pet”, por conta da grande concentração de empresas do setor.

Paraná
No Paraná o Centro de Diagnóstico Marcos Enrietti (CDME), vinculada à Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), apresenta escopo para realizar exames de diagnóstico em influenza aviária e laringotraqueíte. Esses ensaios são acreditados pelo Inmetro. O laboratório obteve acreditação recentemente, em junho de 2015. A acreditação obtida pelo CDME é um reconhecimento dos serviços de alta qualidade fornecidos pelo laboratório, demonstrando a confiabilidade e garantia dos resultados fornecidos pela instituição.

Com informações de Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube