Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

CBNA Tecnologia vai debater a eficiência em custos na fabricação de ração

Publicado em 07/07/2015

cbna tecnologiaBuscar benefícios por meio da eficiente gestão do processo de fabricação de ração que possam reduzir os custos de produção. Fazer isso com olhar voltado para a sustentabilidade do negócio, apresentando parâmetros realistas que sirvam para os profissionais dos diferentes segmentos da produção de alimentos para animais avaliarem o quanto estão próximos de um padrão de mercado aceitável. Essa será uma das pautas apresentadas ao público do III Congresso sobre Tecnologia da Produção de Alimentos para Animais (CBNA Tecnologia), entre 16 e 17 de setembro em Maringá (PR).

Para discutir a eficiência em custos do setor, o Colégio Brasileiro de Nutrição Animal programou para o CBNA Tecnologia a palestra Custos de Produção de Ração, que será proferida por Antonio Klein, consultor especialista no assunto. A relevância do tema para o mercado é grande. O Brasil ocupa a terceira posição no ranking de países produtores de ração. E tem na região norte do Paraná um polo altamente qualificado, congregando cerca de 110 municípios que reúnem cooperativas, agroindustriais e diversos fabricantes de alimentos balanceados para animais.

Klein ressalta constantemente que o valor da ração representa mais de 70% do custo do animal vivo. Além disso, os itens que impactam a composição desses alimentos é amplo. Nos sistemas de criação intensiva de proteína animal, por exemplo, o custo da ração colocada no comedouro é composto por variáveis, tais como: matérias primas, equipamentos e transporte. E depende ainda do porte da fábrica e do nível de automação.

Esse é só um exemplo dos assuntos a serem discutidos no evento. O CBNA Tecnologia agregará um total de 11 palestras que abordarão do planejamento a gestão do processo de fabricação de ração, incluindo discussões tanto sobre equipamentos como escolha e uso dos insumos mais adequados.

Além disso, em sua terceira edição, o CBNA Tecnologia será antecedido pelo Workshop sobre Atualização dos Programas de Qualidade na Alimentação Animal a ser realizado em 15 de setembro como pré-evento, em co-organização com o Sindirações (Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal). As programações completas e demais informações estão disponíveis no site http://www.cbna.com.br

Com informações de CBNA.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube