Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Projeto de US$ 51 milhões põe Brasil no mapa dos peixes

Publicado em 06/07/2015

Dentro de sete meses, 20 milhões de filhotes de peixe pesando 30 g serão transferidos para gaiolas de aço flutuantes no rio Paraná. Seis meses depois, com quase 1 kg, serão o primeiro lote do maior investimento feito no país em aquicultura.

O projeto começará com 25 mil toneladas por ano, mas prevê quadruplicar a produção até 2020. Se o cronograma for seguido, o Brasil chegará perto de dobrar sua produção atual, de 150 mil toneladas anuais.

Os US$ 51 milhões investidos na primeira etapa são 100% capital próprio da Tilabras, parceria entre uma das maiores produtoras de tilápia do mundo, a americana Reagal Springs, e a brasileira Axial, holding que atua no setor por meio da Mar & Terra.

Na avaliação de Sylvio Santoro Filho, diretor de projeto da Tilabras, o potencial do Brasil é enorme. Estão no país as maiores reservas de água doce do mundo, e o clima quente favorece a engorda dos peixes. No inverno, chegam a parar de comer e levam até 45 dias mais (ou seja, de 8 a 9 meses) para atingirem o tamanho necessário.

O fato de que o brasileiro come poucos pescados –a média é inferior a 10 kg de pescado por pessoa por ano, abaixo dos 12 kg recomendados pela OMS e metade da média global (19 kg)– é visto como oportunidade de expansão pela nova empresa.

O Mato Grosso do Sul foi escolhido por ser grande produtor de grãos, outro ponto forte do Brasil. Soja é insumo da ração, o principal item da planilha de custos da empresa, chegando a 70%. A Tilabras produzirá sua própria ração quando estiver criando 50 mil toneladas de tilápia, ponto que viabiliza a fábrica.

A FAO estima que a demanda global por pescados crescerá em aproximadamente 30 milhões de toneladas até 2030. Essa oferta adicional virá da aquicultura, já que a pesca não tem superado os cerca de 90 milhões de toneladas anuais na última década.

Entre os atuais líderes na produção de pescados, poucos têm condições de aumentar a produção de forma significativa. A China, por exemplo, líder na produção de tilápias, enfrenta aumento nos custos, o que poderia abrir espaço para o Brasil.

A expectativa é que o país, hoje líder na exportação de carne bovina e de frango, galgue posições também no setor de pescados. "Saímos de pequenos produtores nacionais e passamos a multinacionais. Abriram-se as comportas para que empresas da mesma grandeza enxerguem o Brasil como oportunidade sensacional", diz Barbalho.

Santoro admite o risco de novos competidores, mas defende que a Tilabras tem o trunfo do pioneirismo. "Até se instalarem, já teremos ampliado e conquistado o mercado interno, fator importante de viabilidade econômica." Leia a notícia completa aqui.

Tilabrás

Fonte: Folha de São Paulo

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube