Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

ADAPAR conquista acreditação para o Centro de Diagnóstico Marcos Enrietti

Publicado em 29/06/2015

Representantes do CDME integram o grupo de trabalho "Incremento na Sanidade Animal" da Articulação das Rotas Estratégicas
clique para ampliarclique para ampliarADAPAR conquista acreditação do INMETRO para o Centro de Diagnóstico Marcos Enrietti (CDME). (Foto: Adapar)
Com o objetivo de melhorar continuamente os procedimentos e serviços do Centro de Diagnóstico Marcos Enrietti (CDME), a Gerência de Laboratórios (GLAB) apresentou em 2012, à direção da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), o projeto “Acreditação do Centro de Diagnóstico“Marcos Enrietti” pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)”. Depois de 2 anos e meio de envolvimento de toda a equipe, com prazos e medidas solicitadas cumpridas, a acreditação do CDME foi formalizada em 10 de junho de 2015, sob o número CRL 0843.

Nesta acreditação inicial foram contemplados o Sistema de Gestão da Qualidade e 24 ensaios, sendo 16 da área animal e 08 da área vegetal. Para a gerente de laboratórios do CDME, Rosaria Regina Tesoni de Barros Richartz, o próximo passo será ampliar o escopo para mais 6 ensaios na área animal, 19 na vegetal e incluir as áreas de análise de alimentos e biologia molecular. “A expectativa é formalizar a extensão do escopo de acreditação até meados de 2016 e atingir 100% dos escopos do CDME em 2018”, concluiu.

A acreditação obtida pela ADAPAR / CDME propicia várias vantagens à Instituição, como reconhecimento e aceitação de seus certificados e relatórios por clientes e organizações internacionais, em virtude dos acordos de reconhecimento mútuo garantidos pelo Inmetro, evidência da competência técnica da organização, fortalecimento da confiança de clientes e fornecedores pela garantia dos resultados fornecidos, conquista de novos mercados, eliminação de auditorias múltiplas, aprimoramento contínuo das práticas laboratoriais, divulgação e “marketing” dos serviços acreditados, oferecidos por intermédio do catálogo oficial e outras publicações produzidas pelo Inmetro e pelo Estado do Paraná.

Ensaios do CDME acreditados pelo Inmetro na área animal:

  1. Diagnóstico bacteriológico das Salmonelas em aves pela técnica do isolamento e identificação bioquímica
  2. Diagnóstico bacteriológico das Salmonelas em aves pela técnica da caracterização antigênica da cepa bacteriana isolada (aglutinação rápida em lâmina)
  3. Salmonella spp – Determinação qualitativa pela técnica de Soroaglutinação Rápida (SAR) em placa
  4. Salmonella spp – Determinação qualitativa pela técnica de Soroaglutinação lenta em tubo
  5. Mycoplasma gallisepticum – Determinação qualitativa pela técnica de Soroaglutinação Rápida (SAR) em placa
  6. Mycoplasma gallisepticum – Determinação qualitativa pela técnica de ELISA
  7. Mycoplasma synoviae – Determinação qualitativa pela técnica de Soroaglutinação Rápida (SAR) em placa
  8. Mycoplasma synoviae – Determinação qualitativa pela técnica de ELISA
  9. Mycoplasma melleagridis – Determinação qualitativa pela técnica de ELISA
  10. Determinação qualitativa de anticorpos para influenza tipo A em aves por AGID
  11. Determinação qualitativa de anticorpos para Laringotraqueíte Infecciosa Aviária por AGID
  12. Determinação qualitativa de anticorpos para o vírus da doença de Aujeszky (DA) pelo ensaio imunoenzimático
  13. Determinação qualitativa de anticorpos para o vírus da peste suína clássica (PSC) pelo ensaio imunoenzimático
  14. Determinação qualitativa de anticorpos para Brucella abortus em bovinos e suínos pelo método da Prova do Antígeno Acidificado Tamponado (AAT)
  15. Determinação qualitativa de anticorpos para Brucella abortus em bovinos e suínos pelo método da soroaglutinação lenta com 2-mercaptoetanol (2-ME)
  16. Ensaio de imunodifusão em gel de Agar para identificação de anemia infecciosa equina: positivo / negativo
Articulação da Rota Estratégica de Biotecnologia Aplicada à Indústria Animal

Representantes do Centro de Diagnóstico Marcos Enrietti, Rodrigo Gibrail Okar e Rosária Richartz, integram o grupo de trabalho "Incremento na Sanidade Animal" da Articulação das Rotas Estratégicas. Eles contribuíram com sua experiência no desenvolvimento do projeto Acreditar, que  auxiliou laboratórios no processo de acreditação na norma ISO 17.025. O projeto permitiu a manutenção do credenciamento dos laboratórios no Ministério da Agricultura (MAPA), o que fortaleceu a infraestrutura técnica dos laboratórios de diagnóstico animal no estado do Paraná. Uma segunda rodada do projeto está prevista para 2015. Saiba mais aqui.

Com informações de Adapar.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube