Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Aquicultura: um caminho para o crescimento do Brasil

Publicado em 18/06/2015

Um caminho para o Brasil crescerCom a criação do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), observou-se no Brasil aumento no consumo e na produção de pescado. Todavia, muito aquém do nosso potencial e dos outros países. Na América Latina, os brasileiros perdem, por exemplo, para chilenos, sendo que o Brasil é um dos detentores das maiores reservas de água doce, tem litoral de mais de 8 mil quilômetros e terras para desenvolver o setor pesqueiro e aquícola.

Mas esse quadro está se revertendo. Nos últimos 13 anos, apesar da produção brasileira na captura se manter estável, na casa dos 765 mil, a aquicultura deu grande salto – foi de 278 mil toneladas para 707 mil. Mas o MPA tem metas mais ambiciosas. Queremos chegar em 2020 com cerca de 1 milhão de toneladas na pesca extrativa e 2 milhões no cultivo de peixe.

Para isso, o MPA, além de outras ações, desenvolveu o Plano de Desenvolvimento da Aquicultura Brasileira (PDA 2015–2020) e o Plano Safra da Pesca e Aquicultura (PSPA 2015/2016). O primeiro, o PDA, foi construído de maneira participativa, e baseado em um grupo de trabalho, que estuda o tema.

O MPA pretende também apoiar o setor na capacitação de produtores, técnicos e trabalhadores para as boas práticas de manejo e medidas de biossegurança, realizar trabalhos junto às instituições financeiras para facilitar o acesso ao crédito, bem como junto aos governos estaduais, com o intuito de agilizar e simplificar os processos de licenciamento ambiental para a aquicultura, entre outros.

Para a pesca extrativa o objetivo é aumentar a produção pela diminuição do desperdício, que hoje gira em torno de 25%, devido ao mau condicionamento dos produtos, e com a renovação da frota de barcos que está com 40 anos de vida. Para isso, o MPA vai lançar o PSPA 2015/2016, que irá disponibilizar R$ 2 bilhões em créditos com juros subsidiados para a cadeia produtiva, tanto da captura quanto do cultivo de peixes.

Com essas e outras ações, o MPA apresenta possibilidade de desenvolvimento e crescimento no Brasil, o que contribuirá, também, para diminuição da pobreza e da fome no Brasil.

Com informações de MPA.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube