Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

JBS planeja adotar gestação coletiva de suínos em suas instalações até 2016

Publicado em 15/06/2015

clique para ampliarclique para ampliarBaias de gestação coletivas no Brasil: empresas se adaptam a regras e pressão do mercado sobre bem-estar (Foto: Jornal O Presente Rural)

A JBS planeja adequar suas instalações de produção de suínos para abandonar o confinamento em celas de gestação e adotar o sistema de gestação coletiva até 2016, confirmou a assessoria de imprensa da companhia em entrevista à CarneTec no dia 09 de junho.

O compromisso foi sinalizado no último relatório de sustentabilidade da JBS divulgado na semana passada.

"A JBS vai investir na adequação de todas as suas granjas próprias até 2016, assim como continuará apoiando seus parceiros para viabilizar as transformações para a gestação coletiva", informou a empresa.

A segunda maior produtora de carne suína do Brasil revelou que sua subsidiária Seara tem investido em novos projetos e em adaptações com o objetivo de aumentar a produção em baias coletivas. Hoje, mais de 40% da sua cadeia de abastecimento está adaptada para esse sistema.

A BRF, maior produtora de carne suína do Brasil, anunciou em novembro do ano passado que irá eliminar gradualmente a utilização de celas de gestação em 12 anos.

O sistema de celas de gestação, no entanto, ainda é o mais usado no Brasil, com fêmeas mantidas isoladas, privadas de interagir com o grupo, andar ou explorar o ambiente.

De acordo com a Humane Society International (HSI), uma organização não governamental (ONG) global de proteção animal, sistemas de alojamento coletivo são economicamente viáveis e grandes produtores ao redor do mundo estão usando esta alternativa com sucesso. Alguns dos exemplos são Smithfield Foods, maior produtora de suínos do mundo, Hormel, Cargill e Maple Leaf Foods.

A União Europeia, o Canadá e nove estados dos EUA já proibiram o uso de celas de gestação, que também será abandonado na Nova Zelândia até o fim deste ano, e na Austrália, até 2017, confirmou a HSI.

O diretor executivo da Associação Brasileira de Produtores de Suínos (ABCS), Nilo de Sá, disse à CarneTec que os produtores de suínos no Brasil precisam ter mais facilidade de acesso a financiamentos para implementarem sistemas de gestação coletiva.

Com informações de Carnetec (http://www.carnetec.com.br/).

 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube