Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Barreiras sanitárias são fundamentais para reconhecer áreas livres de PSC

Publicado em 15/06/2015

clique para ampliarclique para ampliarReunião do MAPA com o setor avaliou 14 estados que pleiteiam a indicação do órgão (Foto: ABCS)

Os estados brasileiros que pleiteiam a indicação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) ao reconhecimento internacional como áreas livres de Peste Suína Clássica (PSC) precisam reforçar barreiras sanitárias até o mês de julho. Essas medidas serão decisivas para definir quais estados serão indicados para serem analisados pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) esteve presente na reunião para traçar metas e estratégias para garantir o reconhecimento internacional como áreas livres de PSC, na quinta-feira 11/06, em Brasília. O encontro contou também com a presença de representantes das defesas sanitárias estaduais.

Atualmente, Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm a certificação internacional como zona livre de PSC. Em março, o MAPA anunciou a intenção de indicar 14 estados (PR, SP, MG, RJ, ES, GO, DF, MT, MS, TO, BA, SE, RO e AC), que já tem o reconhecimento nacional como áreas livres de PSC, para certificação internacional pela OIE. Contudo, a última reunião deixou claro que alguns estados ainda precisam solucionar pendências, sobretudo, em relação à adoção de barreiras fixas e barreiras volantes.

Uma nova reunião será realizada no próximo mês para avaliar a situação dos 14 estados. Todas as exigências para o reconhecimento de zona livre de PSC estão detalhadas no código sanitário de animais terrestres da OIE e na Norma Interna 05/2009 do próprio MAPA e preveem, entre outras ações, coleta de sangue de animais descartados, de criatórios de subsistência e suídeos asselvajados (javalis), notificações de aumento de mortalidade e casos com sintomatologia similar a PSC, além da avaliação da estrutura de defesa animal do estado (número de veterinários, veículos, postos fixos e volantes, etc).

Certificação Internacional

A indicação do ministério à OIE é apenas o primeiro passo para a certificação internacional que compreende várias etapas. Primeiro, o pleito é avaliado por um grupo AD HOC, pelo Comitê Científico da OIE e, finalmente, pela Assembleia Geral desta entidade. Se tudo estiver de acordo, em maio de 2016, data em que a OIE realiza anualmente Assembleia Geral, o pedido será concedido a esses estados.

Com informações de ABCS.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube