Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Alerta para casos de raiva dos herbívoros na região dos Campos Gerais

Publicado em 11/06/2015

clique para ampliarclique para ampliarAlerta para casos de raiva dos herbívoros na região dos Campos Gerais (Foto: Adapar)

Somente no mês de maio, foram confirmados 12 casos de raiva em animais no Município de Prudentópolis, região dos campos gerais. Os trabalhos de vigilância epidemiológica e controle de foco e perifoco têm sido realizados pela Adapar por meio de controle de abrigos de morcegos (cadastro e monitoramento), coleta de amostras de animais que morreram com sinais neurológicos, diagnóstico laboratorial, entre outras atividades. Órgãos de saúde do município também estão mobilizados no controle da doença.

A raiva é uma zoonose transmissível através da saliva de animais infectados com o vírus do gênero Lyssavirus. Trata-se de uma doença aguda do sistema nervoso central, que pode acometer qualquer mamífero. Fatal na grande maioria dos casos, os sinais mais comumente encontrados nos animais infectados são: isolamento, apatia, perda de apetite, aumento de sensibilidade e prurido na região da mordedura, dificuldade para engolir, salivação, ranger de dentes, pupilas dilatadas, incoordenação motora, espasmos musculares, queda (decúbito), movimento de pedalagem, asfixia e morte.

O Paraná é considerado endêmico para a raiva, e a região dos campos gerais tem alta vulnerabilidade à ocorrência da doença por apresentar condições favoráveis ao estabelecimento do vírus, como relevo acidentado e grande concentração de animais.

A melhor prevenção é a vacinação anual de todos os animais, inclusive cães e gatos, afirma o Coordenador da área de Vigilância e Prevenção de Síndromes Nervosas Transmissíveis em Animais de Produção da Adapar, Ricardo Vieira. “É indispensável que a população se sensibilize para prevenção e cuidados com a doença, sendo que a notificação ao serviço veterinário oficial da ocorrência de casos suspeitos e da existência de abrigos naturais e artificiais de morcegos, deve ser uma constante”.

A comunicação à Adapar pode ser feita em qualquer das 135 Unidades Locais de Sanidade Agropecuária, cujos endereços e telefones podem ser acessados no site da Adapar, ícone lateral "Encontre Nossas Unidades".

Com informações de Adapar.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube