Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Exportações e a promoção internacional do Agronegócio foram pauta da FIPPPA 2015

Publicado em 14/05/2015

A Feira aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de abril em Curitiba/PR

O 66º AgroEx – Seminário do Agronegócio para Exportação, aconteceu no segundo dia da FIPPPA e a Equipe dos Observatórios esteve presente acompanhando a programação.

Dentre os temas abordados, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) apresentaram informações sobre o trabalho desenvolvido na promoção internacional do agronegócio brasileiro e algumas se suas estatísticas do comércio exterior.

clique para ampliarclique para ampliarA promoção internacional de empresas do Agronegócio foi uma das temaáticas apresentadas no Seminário (Foto: Observatórios)

Segundo Aline Gastardelo a Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI) atua na elaboração propostas para negociações de acordos sanitários e fitossanitários; em negociações comerciais e na articulação de ações relacionadas à promoção dos produtos e serviços do agronegócio para estimular a sua comercialização externa.

Aline apresentou alguns dados estatísticos Agrícolas e do Agronegócio Brasileiro. Estas informações relacionadas ao comércio exterior brasileiro como: análise do desempenho da balança comercial brasileira, gráficos, rankings, entre outras são divulgadas mensalmente pelo Ministério da Agricultura.

No Sistema Agrostat Brasil estão disponíveis, as estatísticas desde janeiro de 1997 e podem ser consultadas a partir de vários parâmetros como: país, bloco, região geográfica, origem e destino, unidade da Federação, portos, setores e subsetores econômicos e produtos.

No ano de 2014 os produtos mais exportados foram soja (32%), carne (18%) e derivados de sucroalcoeiro(11%). O Paraná é o terceiro maior estado exportador no Agronegócio brasileiro, sendo de São Paulo e Mato Grosso os primeiros lugares, respectivamente. Os dados dos países destinos da exportação demonstram que nos últimos dez anos houve uma diversificação do mercado, segundo Aline.

Rafael Guimarães apresentou ações do Ministério da Agricultura para a promoção dos produtos e serviços agropecuários no mercado externo. Dentre ela está a promoção comercial que contempla a participação em missões comerciais, feiras internacionais, rodadas de negócios, eventos do setor e intermediação de negócios.

A atuação do Ministério da Agricultura acontece sempre em parceria com o Ministério de Relações Exteriores, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e com a APEX.

Segundo Rafael, no ano de 2014 o gasto público com incentivo a participação de empresas em Feiras internacionais foi em torno de 1 milhão de dólares e as expectativas de negócios realizados nestes eventos é de 1,16 bilhões, ou seja, espera-se um retorno de mais de 1000 vezes o valor investido. Foram 11 eventos, 328 participações, 187 empresas participantes com um alcance de 320 mil compradores globais. Dentre estes eventos destacam-se: Expoalimentaria, em Lima; Summer Fancy Food Show, em Nova Iorque; American Food and Beverage, em Atlanta; SIAL, na China e Canadá; Foodex, no Japão, etc.

As empresas que tem interesse em concorrer as chamadas lançadas pelo Ministério para participação em feiras do Agronegócio devem acessar o site:http://www.agricultura.gov.br/internacional/eventos-missoes e ficar atento as novas aberturas.

Rota Estratégica da Indústria Agroalimentar

Internacionalização das Indústrias Agroalimentares Paranaenses é uma das visões de futuro presentes no  Roadmapping da Indústria Agroalimentar. Iniciativas como as citadas atendem as ações presentes nos fatores críticos: “Modelo de Gestão”, “Pesquisa de Mercado” e “Marketing Externo”, apontados por especialistas nesta visão de futuro.

Fonte: Observatórios

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube