Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Debate avalia se Paraná tem condições de requerer área livre de aftosa

Publicado em 13/05/2015

clique para ampliarclique
            para ampliarDeputados estaduais promoveram debate técnico com os produtores para saber dos riscos da suspensão da vacinação contra febre aftosa. Dirigentes da Faep, APS, Fetaep e Ocepar foram favoráveis à ação (Foto: AEN)

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, defendeu na segunda-feira (11), durante audiência pública na Assembleia Legislativa, que entidades de classe da agropecuária paranaense apoiem o processo de suspensão da vacinação contra febre aftosa nos rebanhos bovino e de búfalos do Paraná, já a partir de novembro deste ano. 

Para Ortigara, essa é a chance do Estado ampliar o comércio interno e externo para todas as carnes e consolidar megainvestimentos industriais que estão em curso para suprir tanto o Brasil como o mercado internacional. 

Sob o comando do deputado Antonio Anibelli Neto, os deputados estaduais promoveram esse debate técnico para saber, com mais detalhes, dos riscos dessa ação aos produtores. Diante da grande participação de dirigentes de entidades e público em geral, nova audiência pública foi marcada para o dia 01 de junho

A audiência contou com praticamente todas as entidades de classe que se posicionaram, em sua maioria, a favor da continuidade do processo de suspender a vacinação contra febre aftosa no Paraná. 

Segundo Kroetz, o registro de entrada e saída de animais no Estado por meio das Guias de Trânsito Animal (GTAs) reflete a saída de animais que estão sendo abatidos em outros Estados. No ano passado, entraram 78.489 animais e saíram 220.897, um déficit de 142 mil animais que poderiam ser abatidos aqui, disse. “Queremos fortalecer a indústria do abate no Paraná”, afirmou. 

Conforme a Associação Paranaense de Suinocultores, o setor será um dos grandes beneficiados com a medida porque muitos países, como Japão e Estados Unidos, dão prioridade na compra de carnes suínas de áreas livres de febre aftosa sem vacinação. “Esse processo representa a modernização da sanidade agropecuária em todas as outras frentes”, opinou o médico veterinário Eliel de Freitas, presidente do Conselho Estadual de Medicina Veterninária do Paraná. 

Peste Suína
Ortigara citou que o mesmo processo é necessário para obtenção do reconhecimento internacional de área livre de Peste Suína Clássica, que deverá ocorrer em maio de 2016. Simultaneamente a esse processo, o Estado se prepara para melhorar a cadeia de bovinos de corte do Paraná, com foco na melhoria de todos os índices zootécnicos como taxas de natalidade, de rentabilidade, ganho de peso, redução da idade de abate, que darão condições para fortalecer também a bovinocultura paranaense

Próximas Etapas
Dirigentes da Faep, Ocepar, Fetaep, APS se posicionaram favoráveis ao governo do Paraná iniciar o processo de reconhecimento internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação. A auditoria do Ministério da Agricultura é esperada para os meses de julho e agosto, com resultado e decisão no mês de setembro. 

Em caso de decisão favorável ao início do processo, a campanha de vacinação prevista para o mês de novembro não será mais realizada, sendo essa campanha que está em curso nesse mês de maio para animais jovens de zero da 24 meses, a última. 

Além da suspensão da vacinação, haverá restrições ao ingresso de animais vacinados até setembro de 2016, quando o Ministério da Agricultura envia pleito à OIE com as auditorias e exames sorológicos já realizados. A expectativa é que em maio de 2017 ocorra a formalização desse reconhecimento por parte da entidade internacional. 

Com informações de AEN.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube