Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Beto Richa autoriza contratação de 169 novos servidores para a ADAPAR

Publicado em 13/05/2015

O governador Beto Richa assinou no dia 07 de maio decreto que autoriza a contratação de 169 novos servidores que vão reforçar a equipe de fiscalização da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR). A medida vai ampliar a capacidade de vigilância sanitária do Paraná, que é fundamental no processo de reconhecimento internacional da erradicação da peste suína clássica, que já está consolidada no Estado, e início do processo de área livre de febre aftosa, sem vacinação
 
“A estruturação da ADAPAR é uma importante conquista e reivindicação antiga do setor agropecuário paranaense. Um compromisso que firmamos com o setor e estamos cumprindo”, afirmou o governador. “Os novos técnicos que irão compor o quadro da autarquia vão garantir o atendimento de qualidade necessário para os nossos produtores rurais”, disse Richa. 
 
Ele destacou a importância da agricultura e da pecuária para a economia paranaense e brasileira. “O setor gera divisas para o Brasil, ainda mais no momento de crise financeira. A agricultura tem salvo o nosso País, garantindo divisas e o superávit na balança comercial brasileira”, ressaltou. “Nada mais inteligente que garantirmos as condições favoráveis para o fortalecimento e desenvolvimento dos produtos agropecuários no Estado do Paraná”. 
 
Segundo o secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, o reconhecimento internacional de áreas livres de peste suína clássica e de febre aftosa dará ao Paraná mais condições de vender a produção de bovinos, suínos e aves em mercados mais exigentes, que não compram de áreas onde essas doenças representam risco, como os Estados Unidos, China e Hong Kong. “A receita poderá ser ampliada com a possibilidade da produção agropecuária paranaense acessar esses mercados”. 
 
Reconhecimento da sanidade agropecuária do Paraná
Com a efetivação das contratações, o governador Beto Richa enviou à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, pedido para que o ministério autorize as providências para a efetivação de medidas de avaliação objetivas para o Paraná ser reconhecido internacionalmente como área livre de febre aftosa sem vacinação em maio de 2017. 
 
Essa avaliação envolve, entre outras medidas, a suspensão das campanhas de vacinação contra febre aftosa no Estado, sorologia nos rebanhos bovino e bubalino e auditorias dos serviços que estão sendo realizados em todo o Estado. 
 
“A ampliação do quadro técnico da ADAPAR é necessária para adequar a estrutura de defesa agropecuária do Paraná aos novos desafios”, afirmou o presidente da ADAPAR, Inácio Kroetz. “A agência foi criada não apenas para dar continuidade no trabalho de defesa sanitária, mas para evoluir nesse sentido. E só vamos conseguir avançar com mão de obra qualificada”, ressaltou. 
 
Além das contratações, o governador Beto Richa autorizou a reforma e adequação de 23 postos de fiscalização localizados na divisa com os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, que também vão contribuir para ampliar a vigilância e fiscalização do trânsito interestadual de animais e subprodutos de origem animal, expostos a maiores riscos. 

Com informações de AEN.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube