Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Plano de Defesa Agropecuária vai desburocratizar processos de fiscalização sanitária no país

Publicado em 12/05/2015

A iniciativa visa modernizar e adaptar as normas sanitárias à realidade do agronegócio do país.
clique para ampliarclique
            para ampliarDesburocratização: PDA visa modernizar e adaptar as normas sanitárias à realidade do agronegócio do país (Foto: Agrolink)

As entidades representativas de maior relevância no Brasil comemoraram o Plano de Defesa Agropecuária 2015/2020 (PDA) lançado em maio pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Kátia Abreu. A iniciativa visa modernizar e adaptar as normas sanitárias à realidade do agronegócio do país. 

“A implantação do PDA poderá superar barreiras sanitárias e comerciais de determinados países, abrindo novas perspectivas no mercado internacional para os produtos agropecuários brasileiros. Em resumo, é um plano que atende às expectativas do agronegócio brasileiro”, afirmou o presidente da Sociedade Nacional de Agricultura, Antonio Alvarenga.

Segundo ele, “o PDA é uma medida essencialmente desburocratizante, que visa tornar mais simples e eficaz os mecanismos de fiscalização sanitária no País. O Ministério da Agricultura atualizará a legislação, estabelecerá novos procedimentos e instrumentos de controle com o objetivo de agilizar e dar maior transparência em todo o processo de defesa sanitária no País”.

Presidente do Sistema Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), Roberto Simões também destaca a importância da desburocratização de processos como ponto forte do Plano de Defesa Agropecuária 2015/2020 (PDA). “É um plano bastante complexo, mas que traz muitos avanços, especialmente em flexibilização das atividades, simplificação da fiscalização das agroindústrias e trânsito interno no país e a transferência de competências para os estados. Como ponto de partido é excelente; agora é preciso ir, paulatinamente, implementando as ações”, diz Simões.

Com informações de Agrolink.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube