Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Ministério da Agricultura assina termo de cooperação com a ABCS

Publicado em 03/12/2014

Termo promoverá boas práticas na suinocultura.

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) se comprometeram a desenvolver material técnico-informativo sobre boas práticas agropecuárias, além de promover eventos para a discussão e promoção das boas práticas na suinocultura. A notícia foi comunicada no dia 27 de novembro no site do Mapa.

O compromisso foi assumido por meio da assinatura de um Termo de Cooperação assinado durante o seminário sobre Boas Práticas de Bem-estar Animal em Sistemas Sustentáveis na Produção de Suínos, ocorrido em novembro.

Para o desenvolvimento das ações, será estabelecido um grupo de trabalho conjunto que deverá ainda fazer a distribuição e disponibilização desse conteúdo didático em seus respectivos portais.

Um dos temas abordados no evento foi a transição gradual do modelo de gestação de matrizes em gaiolas individuais para o sistema de baias coletivas, no qual há uma atenção maior ao bem-estar animal.

Segundo o MAPA, na IN 56/2008 há regulamentações em Bem-Estar Animal voltada ao processo de abate. Pela IN, o termo é proceder ao manejo cuidado e responsável nas várias etapas da vida do animal, desde o nascimento, criação e transporte; possuir conhecimentos básicos de comportamento animal a fim de proceder ao adequado manejo; proporcionar dieta satisfatória apropriada e segura, adequada às deferentes fases da vida do animal; assegurar que as instalações sejam projetadas apropriadamente aos sistemas de produção das diferentes espécies de forma a garantir a proteção, a possibilidade de descanso e o bem-estar animal; manejar e transportar os animais de forma adequada para reduzir o estresse e evitar contusões e o sofrimento desnecessário; manter o ambiente de criação em condições higiênicas.

 

Bem-estar Animal no Paraná

No Paraná, a Universidade Federal do Paraná, preocupada com este bem-estar animal desenvolveu trabalhos em granjas através do laboratório de Bem estar animal (LABEA) para esclarecer qual é o grau do frango de cortes em relação a essa situação.

Com isso, foi realizado dois trabalhos, o primeiro é sobre o bem-estar de frangos de corte no sistema industrial comparando granjas do Rio Grande do Sul e Bélgica e o segundo foram nas granjas do Paraná certificadas e não por intermédio, da GLOBALGA.P. O critério de avaliação foi realizado por meio de um protocolo da União Europeia seguido pelos princípios fundamentais: boa alimentação, bom alojamento, boa saúde e comportamento apropriado. Esta empresa é a mesma que certifica o Brasil em suas exportações de frango de corte para a Europa e dentre estes critérios estão o meio ambiente, saúde, bem-estar dos trabalhadores e dos animais e nos pontos críticos as claudicações, dermatites de contato e densidade de alojamento.

Fonte: com informações do MAPA, via Carnetec 
http://www.carnetec.com.br/Industry/News/Details/54687#sthash.HjphGtp4.dpuf e do CRMV-PR

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube