Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal vai ser realizado em Curitiba

Publicado em 30/06/2014

Será possível pensar em bem-estar de animais de produção quando o mundo enfrenta uma necessidade sem precedentes de aumento na produção de alimentos?
clique para ampliar>clique para ampliarO III Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal vai ser realizado em Curitiba, nos dias 05 e 07 de agosto de 2014. (Foto: CEBEA)

 Como ofereceremos mais espaço para cada ave, suíno, bovino e até peixe, para aumentar seu bem- estar e evitar o sofrimento de uma vida confinada ao extremo? Por que em tantos países é crescente o segmento da sociedade que demanda por respeito aos animais? E porque mais de 25 cientistas, em sua maioria eminentes neurologistas, reuniram-se em Cambridge, Reino Unido, no dia 07 de julho de 2012, para publicar a Declaração de Cambridge sobre a Consciência em Animais Humanos e Não Humanos? Por que advogados, no Brasil e no mundo, começam a sugerir que animais sejam sujeitos de direito? Será que a forma como percebemos os sentimentos nos animais é confiável e merece toda esta atenção? O que pensar sobre ativistas arrombando laboratórios para libertar os animais usados em experimentação? E a criação de animais transgênicos, como interfere no bem-estar dos animais envolvidos? O que devemos fazer com os cães que estão nas ruas? O que nossas ações causam, direta e indiretamente, aos animais selvagens?

São perguntas que o III Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal abordará. Considerando a importância e peso de tais perguntas e, principalmente, as consequências das suas respostas, o interesse de médicos veterinários e zootecnistas pelo conhecimento científico sobre bem-estar animal é crescente, principalmente pelo interesse da sociedade em garantir o bem-estar dos animais.

O Congresso é promovido pela Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar Animal do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CEBEA/CFMV) e conta com o apoio do Laboratório de Bem-estar Animal da Universidade Federal do Paraná.

Entre as iniciativas da CEBEA, merecem destaque as resoluções envolvendo ética professional, bioética e questões de bem-estar animal e os fóruns de discussão distribuídos em todas as regiões geográficas do Brasil. O III Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal vai ser realizado em Curitiba, nos dias 05 e 07 de agosto de 2014.

São apoiadores do evento:Sindileite, Sindiavipar, FIEP, Revista Clínica Veterinária

Para mais informações acesse aqui.

Congresso Bioética

 

Deixe seu comentário

Site Seu blog ou página pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
2. São um espaço para troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.

 Aceito receber comunicação da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube